Andersen Viana – entre a música e o cinema
Andersen Viana é maestro, compositor, arranjador e produtor musical brasileiro, com extensa produção musical e apresentamos uma de suas produções para o cinema russo.
Em sua carreira, já recebeu 29 prêmios em concursos de composição no Brasil, Chile, Itália, França, Estados Unidos, Bélgica e Holanda.
Os laços com o cinema estão relacionados fortemente à sua veia criativa e artística, pois como avant-garde, a sua imaginação, aliada às técnicas musicais de composição e execução, encontram o cenário perfeito para unir imagem e som.
Sua trajetória musical já é considerada pós-moderna, dentro do escopo do multi-esteticismo, pois encontramos desde composições para solos de instrumentos, vozes, até orquestra sinfônica e música eletrônica.
Publicado no jornal O Tempo, em 15/10/2007, há o relato de um desses trabalhos entre composição musical e cinema, vindo da Rússia para o Brasil. O maestro e compositor esteve na Rússia e realizou uma gravação de composições suas com a “Orquestra Sinfônica Estatal Russa de Cinema, tradicional orquestra fundada há cerca de 80 anos, na era do cinema mudo, quando gravava as trilhas dos filmes de Eisenstein e Pudovkin. Andersen foi responsável pela direção musical, textos e regência nessa gravação cuja matriz foi trazida para o Brasil e aqui masterizada e reproduzida.”
Quando retornou ao Brasil, foi lançado o disco e o conhecimento adquirido nessa viagem e experiência pela música de trilha sonora, Andersen realizou uma Oficina, quando expos sobre temas como “técnicas de gravação e produção utilizadas pela orquestra e pelos técnicos nos estúdios da Rádio de Moscou.”
As peças gravadas forma “Cinemúsica nº1″(2007), “Cinemúsica nº2 (2007) e “Suíte Floral”(1986) e o disco “The Russian State Symphony Cinema Orchestra”.
Andersen Viana – entre a música e o cinema, pode ser ouvido no canal do artista no Spotify. Curta e siga Andersen Viana.
Para ouvir “Cinemúsica nº1” e “Cinemúsica nº2(2007) no Spotify, siga Andersen Viana
Com informações de O Tempo e Wipédia
Mais sobre Andersen Viana no portfólio CoMMúsica