Os bastidores da Ópera Pitágoras de Samos • Andersen Viana
Há muitos anos não tínhamos uma ópera brasileira em processo de criação textual, musical e de interpretação. O Programa Harmonia produziu um minidocumentário sobre como foi produzida a Ópera Pitágoras de Samos, de Andersen Viana, assim como quais são as pretensões para o futuro. Vale destacar que um dos objetivos é a distribuição da Ópera em DVD para todas as escolas da rede pública do Brasil, incentivando o conhecimento da produção musical dramática do país.
Nenhum teatro musical no mundo foi ainda escrito, produzido e disponibilizado na Internet tendo como tema este importante personagem do pensamento ocidental: Pitágoras de Samos. Ressaltamos que a linguagem desta obra se encontra em português, viabilizando amplo acesso a diversos extratos da sociedade, geralmente excluídos da compreensão dos textos deste gênero, os quais geralmente foram produzidos em Italiano, Alemão, Francês, Inglês e Russo.
A trajetória do filósofo, matemático e músico grego Pitágoras ganha adaptação para os palcos com o espetáculo “Pitágoras de Samos”. Além desta obra, as únicas duas óperas produzidas em Minas Gerais foram “Tiradentes”, de autoria de Manuel Joaquim de Macedo, e “Os Sertões”, de Ferdinand Juteaux. A primeira apresentada em 1886 em Belo Horizonte e a segunda, em 1955. Confira os bastidores dessa produção da Cia Mineira de Ópera.
Confira:
O vídeo foi retirado do ar.
A Ópera Pitágoras de Samos estará no programa Sons da Resistência do dia 24/12, às 19h, na rádio Expedição CoMMúsica.
Portfólio de Andersen Viana
Manifesto da Expedição CoMMúsica