Propagassom #21 • Segunda • 19h
Propagassom #21 às 19h na Rádio Expedição CoMMúsica com Tom-K. Play Tom-K.
Artista: Mormaço Severino
O Mormaço Severino
O Mormaço Severino é um conceito poético inspirado na cidade de Cáceres, Pantanal de Mato Grosso: mormaço é uma neblina de calor que gera incômodo, sofrimento e, ao mesmo tempo, a inquietude do fazer acontecer; Severino é um brasileiro comum, mas também remete, no nome da banda, a um mormaço muito quente, severo.
Musicalmente, O Mormaço Severino se aproxima dos gêneros indie, folk, rock e pop alternativo, da música psicodélica com regionalismos em canções experimentais. No vocal feminino de Jheine Lima, as composições de autoria de Rauni Vilasboas expressam dores, angústias, amores, vícios, sentimentos de êxtase do fim de um dia de trabalho, o gosto da rua, a solidão.
Desvinculada de uma estética roqueira padrão, incorporando instrumentos não usuais para uma formação do gênero, a banda seguiu o caminho mais difícil para artistas de uma cidade e um estado interioranos, defendendo a música autoral e sonoramente independente desde 2009.
O Mormaço Severino nasceu nos movimentos culturais das periferias de Cáceres e da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), da amizade de Rauni (letras e guitarra) e Ronaldo Gonçalves (baixo). Logo depois, Diego Vicente (teclado), o Keka, somou com o teclado que aprendeu a tocar para integrar a banda. A atual formação está ativa desde 2016, com a entrada de Luis Guilherme (bateria). Wellington Fernandes (o MC Fernandes, na percussão) e a vocalista Jheine Lima chegaram ainda no ano anterior.
De lá para cá, a banda se apresentou em diversas cidades do estado após vencer o festival IV Mato Rock de Músicas Autorais de Mato Grosso de 2015. Durante a pandemia, a banda marcou presença em festivais virtuais com atrações nacionais e latino-americanas, como o Ixpia O Festival.
Em 2020, O Mormaço Severino lançou o show audiovisual ‘Ensaio sobre a cidade’ por meio de edital municipal da Lei Aldir Blanc em Cáceres. Em 2021, foi selecionado para o festival Jardim Autoral com a canção ‘Bilhetes Rasgados’, faixa de ‘Cânticos das Ruas Estreitas’. O lançamento torna possível que o som da banda possa, enfim, com toda a sua potência, ultrapassar barreiras geográficas.
Fomação:
Jheine Lima: Voz / Backing Vocals
Rauni Valentim: Guitarras / Backing Vocals / Letras
Diego Vicente: Teclados
Ronaldo Gonçalves: Baixo
Luis Guilherme: Bateria
Welington Fernandes: Percussão
Setlist
Música de abertura – São Paulo acid house – Edmar silva
Músicas:
1 O furor
2 Bilhetes rasgados
3 InFausto
4 Vacilo
5 Um dia quente
6 Desandado
7 Eu quero ver o pôr do sol da sete de setembro
8 Fogo do inverno
Propagassom #21 • Segunda • 19h, com O Mormaço Severino
Ouça Propagassom, com Tom-K, toda segunda-feira, às 19h no site da Expedição CoMMúsica ou no site da rádio. Links a seguir:
Site da Rádio Expedição CoMMúsica
Envie sua música para a nossa programação
Como enviar música para a Rádio Expedição?
Clique na aba Enviar Música e preencha o formulário e anexe o arquivo MP3 de sua música. Você pode enviar o link para o videoclipe da música e a letra. Caso envie link e letra, colocaremos no ar, junto com a audição da música.
Posso compartilhar o player da rádio em minhas redes sociais?
Sim, no player da rádio você tem dois botões para compartilhamento do player: Facebook e Twitter.
Onde eu encontro a programação da rádio Expedição CoMMúsica?
Aqui no site da Expedição ou no site da rádio www.expedicaocommusica.minharadio.fm
Enviei uma música para a programação da rádio. Como vou saber se entrou na programação?
Acompanhe os posts aqui no site, pois divulgamos todos os sons que entram na programação.
Gostou da Rádio? Deixe seu comentário ou peça sua música.
Propagassom #18 • Segunda • 19h