No texto anterior, falei um pouco sobre a ferramenta SWOT e a sua importância na resolução dos projetos e otimização e objetivos e resultados.
Hoje, vou tentar aprofundar a análise e focar em um raio X da ferramenta. Afinal, como aplicar a técnica SWOT?
Pra entendermos a análise SWOT é necessário entender todo entorno e estratégia business do seu plano/modelo de negócio.
Quanto mais claro em sua mente esse objetivo for, mais direto você pode ser com o tipo de marketing de resultados que você pode implementar nessa jornada.
Quando você começa a definir o plano e optar por ações específicas, você embarca em uma pesquisa confiável sobre seu nicho. E consequentemente; o seu alvo e objetivo e tipo de usuários. Enfim, a persona que acaba por definir o seu conjunto de ações de marketing e, análise SWOT.
Já sabemos que SWOT é um framework que analisa de forma contundente os elementos internos e externos que impactam diretamente na sua estratégia de marketing.
QUANDO USAR O SWOT
É vital usar a análise SWOT no início de qualquer campanha e projeto e estratégia de marketing. Afim de colher os melhores e evitar s armadilhas da falta de planejamento.
Esse framework usado de forma correta você pode identificar elementos e ameaças antes que se tornem inevitáveis. Assim como identificar oportunidades mesmo que ainda em estágios iniciais. Portanto, se usado antes do processo, os benefícios são maiores.
Falando de orçamento e finanças, imagine o quanto você pode economizar identificando todos esses problemas em seus estágios embrionários sem gastar um único centavo. É isso que que esse poderoso framework pode fazer por você antes mesmo de implementar seu plano ou modelo de negócio.
Aqui, artistas e músicos deveriam parar de se perguntar ; “ o que isso tem a ver com o meu nicho?” Resposta: absolutamente TUDO.
Boa parte dos artistas e músicos acham que tem uma visão real do que é o seu objetivo, mas na verdade estão longe de saberem a realidade e o processo envolvido. É aí que a análise SWOT entra.
Você pode testar seu modelo de negócio; curso,aula , gigs, produção musical , produtos, consultorias entre outros e refazer o processo eliminando desperdícios e pontos fracos.
Segue aqui uma lista de pontos e tópicos em que a análise SWOT pode ser útil e mudar definitivamente a sua relação com processo e resultados.
. Todo seu planejamento e estratégia
. Negócios em geral
. Diferentes tipos de canais
. Lançamentos e teste de produtos
. Relacionamento com seu público e clientes
. Viabilidade e custo de um
Produto/serviço
. Aumento de conversão de tráfego em sites.
. Funil de vendas
Enfim, pode não parecer, mas isso se tornaria uma lista extensa de benefícios.
O simples fato da ferramenta botar você cara a cara com seus pontos fortes e fracos ( e digo não o que você acha, e sim o que de fato são), já deveria fazer parte do seu dia a dia, caso a coisa seja pra valer.
Bom, sei que a absorção e sobretudo a utilização da ferramenta como um bônus em suas estratégias pode não acontecer do dia para a noite. Mas deveria ser levado muito em consideração.
Abs.
L.M