Celtic folk em Burn The House Down
Sobre Dawn Melanie, compositora e cantora e seu EP Be The Light
Dawn Melanie é cantora, compositora, contadora de histórias, compositora e guitarrista. Ela nasceu em KwaZulu-Natal, África do Sul, e cresceu com uma forte conexão com o local de seu nascimento, bem como suas raízes ancestrais escocesas, irlandesas e germânicas. Sua música é apaixonadamente original, uma infusão de nossas histórias do ‘aqui e agora’, com algo antigo e tribal, que faz você se sentir conectado às histórias do ‘lá e depois’. Seu estilo é uma mistura única e mágica de Celtic Folk, Gypsy Jazz e Maskanda, com guitarra rítmica robusta, melodias assombrosas e vocais vibrantes.
Enquanto se apresenta como artista solo, Dawn colabora onde quer que surja a oportunidade e teve a sorte de conhecer e co-criar com alguns artistas incríveis ao longo do caminho. Dawn também se tornou uma presença regular em alguns dos festivais de música da África do Sul nos últimos 5 anos, incluindo Splashy Fen, Earth Dance, Manifest Festival, Monteseel Music Festival e muitos mais.
Dawn começou a escrever letras e compor antes dos 13 anos e tinha muito conteúdo original em mãos quando começou sua carreira musical (pouco mais de meia década atrás). No entanto, desde então, sua música cresceu e se tornou uma força poderosa para mensagens e histórias relevantes para nossa cultura universal. Seu primeiro lançamento foi uma gravação ao vivo não editada intitulada ‘Faraway Tales Part 1’ (feita por Nibs van der Spuy), para capturar os primórdios de sua música no início de sua carreira. Seu primeiro álbum de estúdio intitulado ‘Hear and Now’ apresentou nove de seus muitos trabalhos.
Atualmente, Dawn tem um próximo EP com três novas faixas intituladas ‘Be The Light’ com lançamento previsto para 22 de abril e já estão aqui, na Expedição CoMMúsica. Ela já tem um segundo álbum em produção com dez faixas… e muito mais pela frente!
O EP Be The Light, ação direta e celtic folk em Burn The House Down
Nas palavras de Dawn Melanie:
“Este EP de três faixas é uma compilação de duas músicas escritas mais recentemente, inspiradas nas experiências que compartilhamos coletivamente nos últimos dois anos, e uma peça muito mais antiga que senti que ressoou com o clima político e social atual em todo o mundo. um contador de histórias, que é, em parte, o que eu sinto que compositores e músicos fazem, sinto que é parte do meu propósito contar as histórias que todos nós experimentamos e compartilhamos. A música me permite contar essas histórias de uma maneira que cruza todos os limites e espero fala ao nosso coração, alma e humanidade comuns.
Eu escrevi ‘Remember How’ durante os tumultos em Kwa Zulu Natal. Eu escrevi em uma manhã, sentindo o nível de ansiedade e caos no mundo ao redor da minha tranquila casa no vale, as palavras eram um chamado para nos lembrarmos de que tipo de humanos queremos ser. Um chamado para lembrar que todos nós compartilhamos este mundo, os altos e baixos, e que todos nós já fomos crianças, inocentes e sem preconceitos, e que nos unindo e tratando uns aos outros com compaixão, podemos nos erguer, em vez de cair.
Eu escrevi ‘Burn the House Down’ a cerca de cinco anos atrás. Foi escrito um pouco por frustração que estávamos todos esperando que alguém resolvesse os problemas, sejam governos ou Deus, colocamos a necessidade de reparo nos pés de outro, em vez de assumirmos a responsabilidade por uma parte disso. Foi um lembrete de que somos todos desta terra e que é para lá que todos voltamos, mas que podemos semear sementes que cresçam árvores e que cada pequena ação tomada pode mudar a direção do mundo se formos corajosos o suficiente para Aja. Que por mais pequenos que possamos nos sentir, somos poderosos além da medida.
‘Be The Light’ foi escrito por amor e uma profunda compreensão da ansiedade, depressão e dor que muitos de nós sentimos ao longo da vida. Todos nós temos nossa Luz umedecida pela experiência de vida, nossa felicidade muitas vezes tão fugaz quanto a lembrança de um sonho quando você acorda de manhã. No entanto, todos nós podemos escolher brilhar para aqueles que amamos e ser a luz quando seus mundos ficarem escuros, por sua vez, alguém fará isso por nós. Se todos agirmos como Luz para o outro, encontraremos nosso caminho mesmo nas noites mais escuras, encontraremos uma razão para ter esperança nos tempos mais difíceis.”
Letra
Burn the House Down
You and me, might need to burn this house down
Politicians stand there playing the clown
Putting on a show
While the world ends
Keeping us distracted
We won’t lose our heads
Oh, we won’t lose our heads
Oh, we won’t lose our heads
Chorus
And we all won’t come to our end
Without finding earth again
You and me, could plant a seed
Then one day we would have a tree
Whether you are waiting for help from above
Whether you are praying to the gods that you love
Don’t you think it’s time that you carried our share?
Do what you can to begin the repair?
Oh, begin the repair
Oh, begin the repair?
Chorus
And we all won’t come to our end
Without finding earth again
You and me, could plant a seed
Then one day we would have a tree
Whether you are waiting for an alien race
Some divine act that will bring us to grace
Don’t you think it’s time that you opened our eyes
Realise we already have all the supplies.
Oh, all the supplies
Oh, all the supplies.
Chorus
And we all won’t come to our end
Without finding earth again.
You and me, could plant a seed
Then one day we would have a tree.
A butterfly may beat is wings
And so, a hurricane begins,
And then the smallest of these things
Can go achieve the greatest things.
You and me, might need to burn this house down
Politicians stand there playing the clown
Putting on a show
While the world ends
Keeping us distracted
We won’t lose our heads
Oh, we won’t lose our heads
Oh, we won’t lose our heads
Ficha técnica
Artist: Dawn Melanie
EP: Be The Light
Release Date: Friday 22 April 2022
Country: South Africa
No Explicit Lyrics
Genre: Celtic Folk
Howling Rush Records
UPC # 196779869426
Music & Lyrics: Dawn Melanie
Performed by Dawn Melanie with Ben and Nat Bruzas from ‘The Name On The Drum’
Artwork: Erin Gray (Neon Web & Digital)
Photos: Tanya Taylor
PR: Devographic Music Agency
2) Burn The House Down (02:59)
ISRC # QZDA72238534
SAMRO # 001574448