OKR – Métricas e seus resultados – Cultura da empresa hoje pode ser o fator determinante entre ter resultados e a falência. Algo como a terceirização de problemas internos e a falta de planejamento.
Entende-se cultura da empresa como a reunião dos valores compartilhados entre gestores e colaboradores. E o grande pilar dessa pirâmide, acredite ou não, é exatamente o colaborador.
Expansão, resultados e manter a coisa toda nos trilhos tendo o mesmo objetivo passa primordialmente por esse pilar.
Claro que há ferramentas e metodologias designadas pra todas essa funções e objetivos. A transição, e a adoção de métodos mais dinâmicos e focados em relacionamentos e experiência sobretudo do cliente, tem sido um verdadeiro ponto de corte no mercado. O fato reside em adaptar ou morrer. Por isso, essa cultura sendo um pensamento único entre o corpo da empresa faz toda diferença.
Aqui a ressalva é: eu, como artista, me encaixo como?
Bom, eu acredito que o artista atual passa por esse processo de expansão e autonomia e deveria, sim, pensar em todo seu processo por mais individual que seja, como uma empresa.
Se você já deu os primeiros passos no marketing digital e possui saídas com algum tipo de Info produto, as ferramentas de metodologias ágeis vão ajudar ainda mais nos resultados. Se ainda está definindo o que é e como fazer, essa pode ser sua tábua de salvação.
A coisa toda passa por uma grande escala e processo. Por isso, é importante na cultura da empresa e seus valores, que haja não só equilíbrio e harmonia entre os diferentes tipos de áreas como uma sintonia nos objetivos e metas.
O assunto é OKR e métricas. Na minha opinião, métricas têm sido a alavanca de grandes empresas bem sucedidas. Alguns exemplos de empresas que usam OKR em sua gestão são: Amazon, Google, Facebook, Apple. entre outras. Nada mau pra uma simples ferramenta, hein?
Bom, mas o que de fato é o OKR e métricas?
Num mundo sistematizado por um hall de abreviações e siglas, cada vez mais os termos espocam sem parar. OKR é a abreviação para Objectives Key Results – objetivos e resultados – chave – uma metodologia focada no aqui e agora, afim de estabilizar e organizar resultados através de um
Processo de melhoria e integração entre times.
O interessante é que o método pode ser aplicado para espaços curtos, objetivando resultados.
Apesar do frisson e o hype da metodologia, a técnica é de longa data: 1970. E foi usada pelo CEO da Intel, Andy Grove, com intenção de reunir objetivos e resultados- chave. A ideia era simples, otimizar tempo, evitar o atalho ineficiente e reduzir a subjetividade. Objetivar e seguir métricas corretas posicionando os times na direção certa.
Claro que, como artistas, tudo é adaptado para uma gestão pessoal visando ao sistema em si, com foco nos resultados. A ideia é integrar um conjunto de opções e tecnologias, com o olho em métricas, resultados e eficiência em tempo integral.
Como sempre, cabe ao artista se interessar e enveredar pelo caminho da adaptação e na implementação de recursos e processos disruptivos, sempre visando à melhoria e mais resultados em sua carreira.
L.M