Cavando Ideias • Exposição C.ASAS na Unibes
Cavando Ideias • Exposição C.ASAS na Unibes é resenha de Silvia Ferreira Lima em sua coluna semanal na Expedição CoMMúsica. A Exposição ‘C.ASAS – livros de artista/livros – objetos’ acontece na Unibes Cultural – Rua Oscar Freire, 2500 (ao lado do metrô Sumaré). Período: 29/07 a 29/09. Horário: terça a domingo, das 12 às 20h. A entrada é gratuita.
Conforme informado pela legenda da fotografia no folder acima, começou a exposição C.ASAS, cujo intuito era a reflexão e discussão do espaço caseiro, familiar, vivenciado tão intensamente durante os dois anos de pandemia. Fabíola Notari, artista, professora e pesquisadora de livro de artista, lançou ao grupo com que discute na Casa Contemporânea, na Vila Mariana, espaço que durante estes anos também se virtualizou, portanto, se expandiu para outras regiões não mais próximas ou internas à cidade de São Paulo.
Dos dezenove artistas envolvidos na exposição, contando inclusive o lindo trabalho apresentado pela artista e curadora Fabíola Notari, apenas cinco não estavam presentes ao evento; logo, acompanharam virtualmente. Afinal, desde o início da pandemia, o grupo passou a compartilhar o espaço e as discussões com pessoas que vivem em outros lugares e cidades como, aliás, o meu caso e de outros artistas. A artista Graziela Zanin, autora do texto da exposição, lindo e instrutivo, encontra-se no momento em Praga, portanto, só pode acompanhar deste modo. Mas outros colegas, muito presentes virtualmente, como: Celso Honório, Leda Lucas, Paula Neves e Pedro Kubitcheck, acompanharam virtualmente devido a problemas pessoais que impediram seus comparecimentos.
Mas a abertura foi uma festa, super bem humorada organizada pela curadora, que se dirigiu a cada artista presente, perguntando-lhes sobre o processo da construção de seus trabalhos. Houve depoimentos lindos, na maioria sobre memórias pessoais, casas familiares, casas de infância, espaços das casas, significado de partes das casas para cada artista e até mesmo a relação de músicas populares como a música de Caetano Veloso, de Guilherme Arantes, os poemas de Manoel de Barros, entre outros. Muitos assuntos serviram de pesquisa além das histórias familiares, como a organização das abelhas, dos insetos como terráqueos, entre outros. Vários materiais foram utilizados além do papel, como embalagens de vidro, silicone, EVAs, tecidos, colagens, fotografias, recortes; enfim, as asas dos artistas voaram para encontrarem e produzirem seu modelo de casa.
Todos os trabalhos foram muito interessantes e estavam muito bem dispostos, num dos modelos de estantes e armários também organizados e elaborados pela curadora, o que facilitou a disposição dos objetos casas e facilita também o transporte para outros lugares e espaços expositivos no futuro. Pode-se dizer que nesta exposição existiam livros de artista para satisfazer a todos os conceitos e definições dos mais exigentes estudiosos do assunto. Além de considerar, que a manipulação de cada trabalho, podia ser muito bem observada, quando cada visitante acessava com seu celular o QR CODE do livro de artista referente e podia visualizar de forma mais completa toda a proposta de cada artista.
De início, eu pensei em colocar aqui um comentário resumido de cada trabalho para ser justa com a apresentação de cada criador/a, porém eu faria um texto extremamente longo, enquanto o mais interessante mesmo é ouvir cada artista falando sobre sua proposta, a curadora lendo o texto da apresentação da mostra, bem como assistir à manipulação de cada peça. Coloco só mais uma ou outra das várias fotografias tiradas da exposição; entretanto, deixo os links referentes aos vídeos de cada trabalho, que deve ser observado com atenção, para que o leitor possa escolher o que tem mais em comum com suas expectativas. Afinal, com tanta diversidade, saiba que sempre tem algo interessante e inovador para cada um.
A seguir, os links da apresentação da exposição com a curadora e os artistas presentes sobre seus trabalhos.
Links dos vídeos dos QR Codes. Clique no nome de cada artista para conhecer sua principal rede social:
Leda Lucas
Serviço:
Exposição C.ASAS – livros de artista / livros – objetos
Local: Unibes Cultural – Rua Oscar Freire, 2500 (ao lado do metrô Sumaré)
Período: 29/07 a 29/09
Horário: terça a domingo, das 12h às 20h
*Entrada gratuita
Protocolos de segurança
É necessário apresentar o comprovante de vacinação para ingressar na sede da Unibes Cultural:
– São válidos o comprovante físico ou o digital (disponível nos aplicativos fornecidos pelos governos federal, estadual e/ou municipal);
– Maiores de 12 anos devem apresentar o comprovante contendo duas doses da vacina., e
– Menores de 12 anos não precisam apresentar o comprovante de vacinação.