A finlandesa Joviac em metal prog em ‘Dissemination’

A finlandesa Joviac em metal prog em ‘Dissemination’

A finlandesa Joviac em metal prog em ‘Dissemination’. A banda finlandesa de metal progressivo Joviac lançou novo single e videoclipe: ‘Dissemination’. Desde seu último single, ‘The Fine Line’, a banda agora se expandiu de trio para quinteto, quando Johannes Leipälä (guitarra) e Tuomas Honkkila (teclados) foram adicionados ao line-up no início deste verão. ‘Dissemination’ aborda a disseminação de informações falsas e individualistas durante a pandemia.

 

Comentários de Viljami Wenttola, vocal e guitarra:

“Quando a pandemia global começou e todos nós nos familiarizamos com o termo ‘lockdown’, notei que não era a doença em si que mais me causava ansiedade e medo, mas a quantidade de desinformação em torno da doença. As notícias falsas eram desenfreadas. As pessoas usavam a doença para promover seus motivos, às vezes questionáveis, ​​e se armavam com argumentos que apoiavam apenas seus próprios fins nefastos ou ignorantes. De repente, todos sentiram que sabiam melhor do que todos e confiaram em sua “própria pesquisa” mais forte do que na comunidade científica. De muitas maneiras, a pandemia trouxe à tona os lados mais sombrios da humanidade. Eu canalizei toda a minha ansiedade e medo pandêmico nesta música e o resultado é definitivamente a música mais pesada que já lançamos. Eu até tentei vocais ásperos/rosnados pela primeira vez!”

 

 

Ouça o single nos serviços de streaming:

https://push.fm/fl/joviac-dissemination

 

Tracklist:
1.Dissemination

Composed & lyrics by Viljami Wenttola

ISRC-code: FI-3FC-22-7050

Cover art by: Dylan Jones

Line-up:
Viljami Jupiter Wenttola – Vocal e Guitarra
Antti Varjanne – Baixo
Rudy Fabritius – Bateria
Johannes Leipälä – Guitarra
Tuomas Honkkila – Teclados
Sobre Joviacs:
“Honestidade, sinceridade e liberdade de expressão.”
O Joviac foi formado no final de 2016 pelo vocalista Viljami Jupiter Wenttola como uma saída artística necessária. Com uma visão forte e uma implacável
compulsão para se expressar por meio da música, formou Joviac.
O primeiro álbum, “Joviac”, foi gravado como um esforço de dois homens com o baixista Antti Varjanne, buscando sua identidade musical.
“Eu fundei a Joviac porque eu precisava. Não importa o apelido ou canal, sempre busquei formas de me expressar e me relacionar pessoas através da música. Aprendi através de anos de tentativa e erro que eu precisava começar uma banda na qual eu pudesse escrever o tipo de música que eu precisava escrever e dizer o que eu precisava dizer. É essa liberdade que também torna a música de Joviac muito pessoal e sincera. É honesto e impulsionado apenas por meus valores fundamentais em vez de estética ou fatores externos.”
-Viljami Júpiter Wenttola
O projeto rapidamente se tornou uma banda completa em 2017 com o adição de Rudy Fabritius na bateria e Janne Korpela como segundo guitarrista. A banda começou a fazer shows pela Finlândia e rapidamente ganhou atenção e alguma notoriedade underground.
Em 2018, a banda lançou seu primeiro trabalho gravado como banda completa. o single, intitulado “State Of Mind” foi uma declaração de missão das coisas por vir, enquanto eles refinaram ainda mais seu set ao vivo e continuavam trabalhando novo material.
Infelizmente, foi nessa época que o guitarrista Janne Korpela saiu da banda.
Em 2020, a banda lançou seu segundo trabalho, intitulado “Here and Now”. A banda avançou imensamente e o álbum mergulhou mais fundo em todas as direções pelas quais Joviac era conhecido com ainda mais expressão, emoção, nuance e sabor. “Here And Now” alcançou o 8º lugar na parada oficial de álbuns físicos de Finlândia e recebeu críticas favoráveis ​​e aclamação da crítica na cena do metal progressivo.
A pandemia veio e obrigou Joviac a parar e refletir, a pensar sobre o que eles queriam de seu futuro como banda. Apesar de tudo, havia uma pequena fresta de esperança.
“Decidi transformar a pausa da pandemia em uma oportunidade, em vez de descansar sobre os meus louros. A questão “devemos ter um tecladista” me incomodava desde o primeiro dia, e percebi que se não formos tocar ao vivo por um período indeterminado de tempo, podemos muito bem finalmente nos fazer essa pergunta. Quem assume a vaga é Tuomas Honkkila, velho conhecido da banda. Johannes Leipälä assume a guitarra e chegam à formação atual.
“”The Fine Line” e “Dissemination” foram concebidos como uma espécie de dois lados da mesma moeda. Eles são totalmente diferentes um do outro, mas refletem a sentimentos e tempos da era da pandemia. “The Fine Line” sendo um
canção esperançosa e carregada positivamente e “Dissemination” sendo… Bem
o completo oposto.
Eu despejei todo o meu medo e ansiedade sobre a covid em “Dissemination” como uma nuvem escura da pandemia estava rastejando em nossa direção pelo horizonte. Foi escrita muito cedo na pandemia e a sensação de não saber o que ia acontecer pesava muito em todas as nossas mentes. A parte mais assustadora de tudo para mim, pessoalmente, não era a doença em si, mas a quantidade de desinformação em torno do assunto. Isso me ensinou que as palavras podem ser muito mais perigosas do que uma doença e se espalhar muito mais rápido.” -Viljami

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com