Estação Black • Projeto Rap Brasil
Estação Black • Projeto Rap Brasil é artigo de Marcelo Kurts em sua coluna semanal na Expedição CoMMúsica. Kurts, ou DJ Kurts, é expoente no universo hip hop, compositor, cantor e produtor cultural.
Salve simpatia !
Para quem viveu a cultura do Rap dos anos 90 com certeza se lembrará do DJ Armando Martins e seus discos importados nos bailes da equipe Circuit Power, além dos programas Projeto Rap Brasil e Dr Rap veiculados na Metropolitana FM de São Paulo entre 1992 e 1995.
Rei dos discos importados como fora apelidado, o DJ tem uma longa história no entretenimento paulistano, tendo passado por emissoras de rádio como Brasil 2000 FM, Bandeirantes FM, Antena 1 FM, Nova FM Record promovendo a música negra dos anos 80, mais precisamente o Rap. Armando era dono da equipe Circuit Power que comandava não somente programas de rádio como também grandes bailes em muitas localidades da capital SP. Lembro-me de ter ido em alguns bailes da Circuit Power como no Cobra Seixos, em Osasco, e no Palácio ver o RUN DMC ao vivo em Santo Amaro.
Mas foi através da rádio Metrô FM, ou Metroplitana FM que Armando Martins se destacou ao dar ênfase para o Rap do Brasil, em 1992 surgia o Projeto Rap Brasil que seria o start nacional para que o Hip Hop se colocasse onde está atualmente. Armando não somente tocava Rap de grupos conhecidos da época, como dava oportunidade para a nova geração que surgia em coletâneas musicais, além de ceder espaço para artistas fazerem apresentações ao vivo no programa.
Eu pude participar do programa em 1992 quando o saudoso Izael L’Mantos líder da Posse Os Donos das Ruas nos levou ao programa e como a ajuda do também saudoso DJ Natanael Valêncio pudemos subir até o estúdio onde estava sendo gravado o programa.
Armando Martins ficou surpreso com a visita inesperada, não se fez de negativo e até permitiu que Izael falasse no ar sobre nossos trabalhos na posse Os Donos das Ruas, mostrou ali sua humildade e oportunidade que dava aos jovens da cultura Hip Hop, em 1993 também cantei um Rap ao vivo em um quadro de novos talentos, foi muito 10.
Décadas se passaram e em 2002, pós-pandemia, momento indefinido para a cultura Hip Hop, em plena guerra política que assola o Brasil, o DJ retornou há cerca de dois meses como o Projeto Rap Brasil, porém, dessa vez em formato de podcast através do Youtube.
Personalidades importantes do Hip Hop brasileiro já estiveram no programa participando de entrevistas como o DJ KL Jay (Racionais MCs), Sampa Crew, RZO, RPW, James D (Rap Sensation), DMN, Black Juniors entre outros.
Além de personalidades conhecidas no cenário da música negra, Armando Martins leva também alguns convidados da nova geração do Trap mostrando ao público que a ideia do programa é a inclusão e a continuidade da cultura Hip Hop sem barreiras.
O carisma do DJ ao falar com o público e com os artistas convidados, a preocupação em expor trechos do Estatuto da Criança entre outros assuntos pertinentes mostra que ainda existem pessoas no Hip Hop que não visam somente lucros e likes numa época de ódio e ganância imperante na nação Tupiniquim.
Novidades estão por vir de acordo com o Rei dos discos importados ou simplesmente Dr Rap !
Serviço:
Podcast Projeto Rap Brasil
Apresentação: Armando Martins
Onde: Youtube