Prêmio Jabuti 2022 e as mulheres premiadas

Prêmio Jabuti 2022 e as mulheres premiadas

Prêmio Jabuti 2022 e as mulheres premiadas é artigo de Michele Machado Fernandes em sua coluna semanal, a Conta Comigo!, na Expedição CoMMúsica.

 

 

Em 24 de novembro de 2022, mais uma edição do Prêmio Jabuti concedeu a famosa estatueta aos autores de destaque com suas obras lançadas em 2021. Uma notícia importante a quem valoriza as obras produzidas por mulheres foi o fato de uma escritora levar o prêmio principal, na modalidade Livro do Ano.

Luíza Romão é autora de “Também guardamos pedras aqui”, livro de poemas publicado pela editora Nós. Em seu perfil de Instagram, a poeta tenta traduzir seus sentimentos com o seguinte depoimento:

“’Não tô acreditando’ talvez seja a frase que mais repeti nas últimas horas. Com os olhos arregalados, uma porção de gritos saindo pela boca e uns tantos tremeliques, só consigo repetir: “não tô acreditando”. Ser indicada ao Jabuti – ao lado de artistas que admiro tanto, artistas que leio, escuto e acompanho há anos, artistas que me formaram como leitora e seguem me inspirando a cada dia – já era a realização de um sonho! Ser premiada, então? ‘Não tô acreditando’.”

O Prêmio Jabuti foi criado em 1959 pela Câmara Brasileira do Livro, tendo como objetivo premiar os melhores livros a cada ano em diferentes categorias e se consolidou como a principal premiação literária no Brasil. O nome se justifica por se tratar de um animal próprio da nossa fauna, representado nas fábulas de Monteiro Lobato como uma criatura obstinada, esperta e tenaz.

A escolha do Livro do Ano foi inserida em 1991. De lá para cá, 16 mulheres foram autoras de obras vencedoras (quatro delas em obras coletivas, dividindo espaço com homens) — nada mau num meio ainda tão masculino.

As mulheres premiadas nesta edição, tendo em vista o Eixo Literatura foram:

Conto:

Eliana Alves Cruz, autora de “A vestida: contos”, Malê Editora;

Infantil:

Silvana Tavano (juntamente a Daniel Kondo), autora de “Sonhozzz”, Editora Salamandra;

Juvenil:

Ana Elisa Ribeiro, autora de Romieta e Julieu, Editora Rhj;

Poesia:

Luiza Romão, autora de “Também guardamos pedras aqui”, Editora Nós;

Romance Literário:

Micheliny Verunschk, autora de “O som do rugido da onça”, Editora Companhia das Letras.

Se levarmos em conta todos os finalistas, que inicialmente eram 10 em cada categoria, encontramos 30 nomes de autoras, distribuídos nas 8 modalidades relativas à literatura e ficção. Em “Romance Literário”, houve maior destaque feminino, com 8 mulheres entre os 10 finalistas.

A organização do prêmio recebeu este ano 4.920 obras para concorrer à estatueta e ao grande prêmio de R$100.000,00. A lista completa de obras finalistas e premiadas pode ser conferida em https://www.premiojabuti.com.br/ .

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com