Pacto Social na história do punk brasileiro

Pacto Social na história do punk brasileiro

Pacto Social na história do punk brasileiro, banda formada em 1996, com 35 anos de estrada no cenário nacional e internacional do punk. Em plena atividade após o isolamento da pandemia, preparam a quarta turnê pela Europa, gravação do segundo DVD oficial e o quarto CD. Três faixas passam a integrar a programação da Rádio Expedição CoMMúsica: a primeira a entrar é ‘Liberdade Palestina’. Depois, virão ‘Operário Explorado’ e ‘Hasta La Lucha Y Viva Zapata’. A atual formação conta com : Wladimir Palmeira (vocal e compositor), Luiz Gustavo (baixo e vocal de apoio), Juhnior (guitarra e vocal de apoio), e
Rafael Tyrrel (bateria e vocal de apoio). 

 

 

São Paulo, 19 de abril de 2023 – Punk é punk e não dá para ficar no meio termo e ceder a modismos ou enveredar por outros ritmos e temas. Punk é punk e contamos na roda a história e planos da Pacto Social.

A banda começou em março de 1986, em pleno auge do rock anos 80, no Rio de Janeiro. Influenciada pelo puro punk rock da Inglaterra, tal quais Sex Pistols, The Clash e The Who e, segundo a Pacto Social, sua principal influencia dentre todas.  

Com 35 anos de estrada e contando, já realizou uma grande quantidade de shows, em todos os lugares possíveis. Lembrem-se de que nos anos 80 aconteciam shows de rock em exposições, colégios e desfiles de moda.

Em 1998, foi lançado o primeiro cd (incipiente de uma banda punk do RJ), ‘Pobre Geração’ e, na mesma época, foi apresentado o primeiro videoclipe da banda, na MTV, da música ‘Vaticano’. E tem início o destaque da Pacto Social na cena musical nacional. 

Ter um videoclipe veiculado na MTV foi o estopim para que o som da Pacto Social reverberasse em outros canais. João Gordo elogiou a banda em seu programa, o Gordo Pop Show e, daí em diante, não pararam mais.

Enquanto o videoclipe era veiculado constantemente em diversos programas da MTV, em 2000, realizaram a primeira tour pela Europa: uma banda punk do RJ, realizando a divulgação de seu primeiro cd em uma turnê pela Europa.

Neste mesmo ano, possuindo o pioneirismo como meta, Pacto Social começou a promover também o intercâmbio de bandas da Europa. Meses antes de ir pro velho mundo, promoveu a vinda da banda The Varukers (Inglaterra) e, ineditamente, no Rio de Janeiro também, o GBH. Logo após, vieram ao estado carioca, as bandas Rasta Knast (Alemanha), Buzzcoks e UK SUBS. Pacto Social também fez shows com Sepultura, Raimundos e Nação Zumbi, além dos intercâmbios.

O ano de 2001 foi marcado pelo lançamento do segundo cd, ‘Cantar/Protestar’ e pela segunda tour européia.

Em 2004, começaram as gravações do terceiro cd, ‘Hasta La Lucha Y Viva Zapata’ e a realização de seu lançamento.

Os três cd’s até então renderam mais de cinco mil cópias vendidas.
Além das bandas citadas, do cenário nacional, Pacto Social fez vários shows com Ratos de Porão, Dead Fish e Cólera.

Em 2018, foi lançado o DVD ‘Pacto Social Ao Vivo’ no Teatro Odisséia, centro do Rio de Janeiro. Contou com as participações do Ratos de Porão, Wendell (Cólera) e o anúncio do Mr. Catra. As vendas foram expressivas e o primeiro lote foi esgotado no Sul do país, em São Paulo e em Minas Gerais.

Em 2019, ocorreu a terceira Tour pela Europa e, por conta da pandemia, seria realizado o lançamento da biografia da banda, cuja nova data, ainda está em suspenso.

Em 2022, seguiram com diversas apresentações ao vivo e planejam a quarta tour pela Europa ainda este ano. A proposta é, além de girar com apresentações em países europeus, realizar a captação de imagens para o segundo DVD oficial e arquitetar a gravação do quarto cd.

A atual formação conta com : Wladimir Palmeira (vocal e compositor), Luiz Gustavo (baixo e vocal de apoio), Juhnior (guitarra e vocal de apoio), e
Rafael Tyrrel (bateria e vocal de apoio).

Pacto Social no Facebook

Foto: Facebook

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com