Viscerall: mentes atualizadas com sucesso no “Mental Upgrade Festival”
Viscerall: mentes atualizadas com sucesso no “Mental Upgrade Festival” . No segundo sábado de agosto, 12, durante o “Mental Upgrade Festival”, realizado pela Vulto Produções – um evento, também, com caráter beneficente – a banda de Heavy Metal, Viscerall, oriunda de Alagoinhas, no interior da Bahia, definitivamente chega a Salvador, no Espaço Boca de Brasa, em Cajazeiras, metendo o pé na porta, literalmente!
São Paulo, 17 de agosto de 2023 – Junto com diversas bandas baianas, a Viscerall levou aos fãs da música pesada seu Heavy Metal competente e com muita personalidade, em um Festival que convocou a nação metálica a mudar a forma de pensar e a necessidade de atualizar o fazer na construção e consolidação da cena, reunindo, em um único evento, várias vertentes do estilo, o que agradou a “tricolores e rubro-negros”, com o compromisso de contribuir, simbolicamente, com R$ 5,00 + 1kg de alimento não perecível, em prol da Associação AMESPE, de Cajazeiras 10, Salvador – que tem ajudado famílias em situação de vulnerabilidade social – atitude extremamente louvável por parte dos organizadores.
Já passava das 21h, quando trovões anunciaram que a Viscerall já estava no palco e, na sequência, ouve-se soar pelo teatro a introdução do single que dá nome ao videoclipe da banda, lançado esse ano, “Between the Cross and the Sword”, convidando os Metalheads presentes a ficarem a postos, entre a cruz e a espada, e escolherem entre bater cabeça ou apenas assistirem à performance e execução da mais pesada e cadenciada canção da banda, uma martelada desnorteadora. Sem deixar o público respirar, sirenes alertam que vem mais um petardo pela frente e um piano melodioso emerge no ambiente, permeado pelo discurso de Charles Chaplin em “O Grande Ditador”, filme lançado em 1940, em meio à Segunda Grande Guerra – uma sátira ao nazismo, fascismo e seus maiores propagadores, Hitler e Mussolini – assim, entregando uma das canções mais conhecidas da banda, título do primeiro lyric video, lançado em 2018, “Death Machine”, uma rifferama pra headbanger nenhum se permitir ficar parado.
Na sequência, Alexandre Humildes, Frontman da banda, agradece a presença do público e a Vulto Produções pelo convite para fazer parte do cast e convoca todos a manterem essa chama acesa e o Metal sempre vivo, anunciando a próxima canção; “Keeping the Flame Alive”, outra sequência de riffs, muita velocidade, melodias agradáveis e fortes elementos da música clássica, uma pintura de cores vivas e claras – inerentes a essa composição cheia de movimentos e inquietações – isso, considerando a teoria que relaciona cor e música. A essa altura, os presentes já estavam aquecidos para a grande surpresa da noite, uma homenagem prestada a um grande amigo, Pezão (in memoriam) e, também, a uma banda que muito influenciou alguns dos membros da Viscerall, na década de 80, “Kim Bendix Petersen”. Hã? rrss…Sim, esse é o verdadeiro nome de nada mais nada menos que; King Diamond, e os caras trouxeram a fascinante, intrigante e enigmática “Abigail”, para delírio dos presentes e aclamação ao final da execução desse clássico. Um dos momentos mais impactantes e emocionantes da noite – para ficar registrado nos anais do Espaço Boca de Brasa Cajazeiras – FGM Cultura.
Seguindo a celebração metálica, AH, vocalista, apresenta os componentes da banda – que nesse show, em específico, veio como um quarteto – formado pelo mesmo, por Leandro Araujo (bateria), Carlos Trino (baixo) e Gleuber Machado (guitarra), e justifica as ausências de Igor Tavares (guitarra), na Irlanda, no momento, por questões profissionais e Davi Carvalho (teclado), pelo mesmo motivo, porém, em Aracaju (SE). Mas, “show must go on“, e foi o que aconteceu em seguida, quando executaram a mais nova canção da banda, “Coming Home”, um Power Metal digno da escola tradicional alemã, com um coral épico na sua introdução, que se repete ao longo dessa bela composição, rápida e melódica (quando essa canção se tornar conhecida pelo público, promete uma interação espetacular e a possibilidade de, em uníssono, transformar-se num grande hino do Metal na Bahia e do Brasil).
Se despedindo e finalizando a apresentação desta noite, já passava das 22h e, após os agradecimentos aos headbangers e Metalheads presentes, à Vulto Produções e ao Brothers of Metal – reconhecendo o nível de organização e estrutura do evento, mais uma vez, o que proporcionou uma noite memorável – eis, então, que é feita a convocação aos presentes, para uma aliança entre os escolhidos e, juntos, anunciarmos a “era dos fortes”, acompanhada de um piano extremamente agradável, entregando o refrão da última canção, era um sinal de que a “Age of Steel” se aproximava, para consumar essa noite apoteótica para o Metal da Bahia, o que se confirmou ao final do show, com corações aquecidos e “mentes atualizadas” com sucesso.
Parabéns à Vulto produções, a Brothers of Metal e ao público que se fez presente, transformando essa noite em um momento especial e solidário, inesquecível para a cena do Metal baiano e, principalmente, para a Viscerall, sem dúvidas, diante do reconhecimento manifesto, ao final do show, pelos novos fãs da banda.
Vida Longa ao Metal da Bahia!
Setlist:
Between the Cross and the Sword
Death Machine
Keeping the Flame Alive
Abigail (King Diamond)
Coming Home
Age of Steel
Redes Sociais:
https://www.facebook.com/viscerall_oficial
https://www.instagram.com/viscerall_oficial/
https://twitter.com/ViscerallO
https://www.tiktok.com/@viscerall.oficial