Abril Belga e a ironia à adultez de “Superadultos/Velhos Amigos”

Abril Belga e a ironia à adultez de “Superadultos/Velhos Amigos”

Abril Belga e a ironia à adultez de “Superadultos/Velhos Amigos”, que abre caminho para álbum inédito

Os dois singles de indie rock estão permeados de bom humor, enquanto discorrem sobre nostalgia e a crise millennial e ambos estão na programação da Rádio Expedição CoMMúsica

 

São Paulo, 16 de outubro de 2024 – Abril Belga é o projeto musical de Gabriel Franco, artista carioca que começou a tocar violão aos 10 anos. É estrada. Por mero acaso da vida, em 2022 a ponte de seu violão quebrou e desde então Gabriel compõe tocando com as suas guitarras. A experiência resultou no disco inédito Metrô Hi-Fi que estreia no dia 01 de novembro e, vale antecipar, é dotado de uma ironia envolvente. Para abrir caminhos para a obra completa, Abril Belga apresenta o duplo “Superadultos/Velhos Amigos”, dois singles que chegaram no dia 11 de outubro, uma sexta-feira, e dão o tom do que podemos esperar do álbum. Ouça nas plataformas digitais.

Assista ao lyric video no YouTube.

“Compor tocando guitarras é uma experiência completamente diferente. Fazer acordes com pestana e cantar por cima é libertador e muito satisfatório”, conta o artista, que mostra um trabalho diferente dos anteriores, agora bem humorado e permeado pela crise millennial.

“Superadultos” tem participação do baterista Pedro Richaid (Dibob & Jimmy & Rats) e do baixista Pedro Tambellini. A faixa é um Indie Rock com guitarras marcantes, instrumental enérgico e letra divertida, no estilo de Courtney Barnett, sobre falhar miseravelmente ao tentar aderir à não-monogamia. Já “Velhos Amigos” é uma canção nostálgica que ganhou lyric video feito pelo próprio Gabriel, ilustrando a faixa que declara a relação pessoal do compositor com a cidade do Rio de Janeiro, onde sempre viveu.

Abril Belga nasceu em 2017 como um projeto focado em canções autorais, o nome do projeto é (quase) um anagrama de Gabriel, para dar uma ideia de “embaralho” em si mesmo e em suas ideias. Como Abril Belga, Gabriel gravou dois discos, 99 (2018) e Sol de Mel (2022). Suas influências como compositor e como guitarrista sempre tiveram raízes no Indie e no Rock antigo. Os Beatles sempre tiveram um papel crucial em sua educação musical e as influências em seu jeito de tocar guitarra, passam pelo Blur, Pavement e Courtney Barnett. 

Ficha técnica

Gabriel Franco – Composições, letras, vocal principal, guitarras e teclados. 

Pedro Tambellini – Baixo, vocal de apoio, mixagem e masterização. 

Pedro Richaid – Bateria e baixo gravados no Estúdio Casa do Mato. 

Guitarras gravadas entre o Estúdio Casa do Mato e o home estúdio do Gabriel Franco. 

Vocal principal gravado no home estúdio do Gabriel Franco. 

Vocal de apoio no home estúdio do Pedro Tambellini. 

Produzido por Pedro Tambellini. 

Arte da capa por Mike Zimmerman e Gabriel Franco. 

Técnico de som da gravação na Casa do Mato – Rafael Sentoma.   

Assessoria de imprensa: Da Lira Cultural

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com