Renato Pinheiro em duas interpretações solo no violoncelo
Antes de ouvir Renato e suas interpretações desse instrumento, o violoncelo, conheça um pouco da história, contada por ele mesmo:
Sobre o violoncelo
A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais destaca o violoncelo dentre os instrumentos capazes de expressar forte apelo emocional por alcançar a maior parte das vozes masculinas e boa parte das femininas e, por essa razão, é tido como o instrumento musical que mais se aproxima da voz humana.
No site da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, você também poderá ouvirJ. S. BACH | Suíte para violoncelo nº 1 (II. Allemande). Confira aqui.
Ainda “O violoncelo – ou cello – surgiu na Itália no início do século XVI, resultado de uma evolução de antigos instrumentos de corda como a viola da gamba. No século seguinte, passou a acompanhar composições do período Barroco (1600 a 1750), mas suas reais possibilidades como instrumento solista, com obras criadas especificamente para ele, surgem a partir do século XVIII.
Seu maior destaque ocorre no século XX, sobretudo a partir do trabalho de virtuoses como o espanhol Pablo Casals que, além de revigorarem obras antigas (como as seis Suítes de Bach), estrearam diversas peças novas, expandindo a técnica do instrumento.” (Informações e texto de Orquestra Filarmônica de Minas Gerais).
Acompanhe as duas interpretações de Renato Pinheiro, em violoncelo solo.
A primeira é um trecho de Baião e tem uma característica bastante interessante: o uso de escalas modais que eram bastante comuns até o Renascimento. A prática do violoncelo neste gênero acaba por expor a versatilidade do instrumento referente a músicas populares folclóricas Brasileiras.
A segunda é uma canção Folclórica Inglesa do séc. XVIII em ritmo tecno, com violoncelo solo:
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