‘Mantendo a Firmeza’ com sensibilidade e resiliência em novo single de Gustavo Nobio

‘Mantendo a Firmeza’ com sensibilidade e resiliência em novo single de Gustavo Nobio

‘Mantendo a Firmeza’ com sensibilidade e resiliência em novo single de Gustavo Nobio e a faixa integra a programação da Rádio Expedição CoMMúsica. O lançamento está marcado para 05 de maio e o pre-save está  disponível aqui.
São Paulo, 10 de abril de 2023 – Terceiro single do ano do cantor niteroiense demonstra a veia dramática de um artista sensível às dores do mundo (o amor, a morte, a arte, a moral, a religião, a política, o homem e a sociedade – segundo o filósofo Arthur Schopenhauer).
Estimulado e inspirado por suas inquietações e questões existenciais, o cantor-compositor-rapper Gustavo Nobio compôs a comovente canção Mantendo A Firmeza como um desabafo sincero e maduro sobre a vida moderna num planeta que parece desgovernado dentro do Cosmos de nós mesmos. Um mundo onde a regra geral é a busca incessante por bens materiais que resulta na escassez de amor e respeito ao próximo.
Seguindo a tradição dos seus singles anteriores Antagônico (Experimental Boom Bap Mix), de 2022; Dialética Loquaz (fevereiro, 2023) e Via Ponte Rio-Niterói (IntroVersão) reeditado em abril, ele mantém uma escrita concisa e cerebral ao rimar sobre comportamento humano, dilemas da vida, desigualdade social, racismo estrutural, etc., sempre passando uma mensagem de superação.
A nova música reflete a visão de um artista atento e preocupado com os rumos decorrentes das ações humanas desde a intolerância religiosa às guerras que têm um único objetivo que é vender armas e multiplicar cadáveres, além da constante degradação nas relações interpessoais. Seria o anúncio do final do nosso juízo?
A letra também transmite sabedoria e esperança ao incentivar: “viva a vida e deixa acontecer, tudo tem um propósito de ser” e segue resiliente na fala do autor “sendo muito audaz…, vivo e perspicaz…” olhando para o futuro e inspirando o ouvinte a manter-se firme nas turbulências do presente com atitude e direção.
Num ritmo pesadão que remete à era de ouro do hip-hop – com marcação de bumbo e caixa bem acentuada –, a linha melódica te faz um convite ao deleite, é quando o boom bap encontra a emepebê para um diálogo sobre como a fusão dessas vibrações pode soar positiva. Uma construção interessantíssima.
O arranjo se destaca pela robustez e precisão que conduzem uma narrativa musical cheia de fôlego e lirismo, capaz de preencher qualquer vazio e elevar a alma. A sofisticação chama bastante a atenção ao combinar um discreto loop de flauta com vocalizes na introdução imitando instrumentos como tímpano e guitarra wah-wah que antecedem a entrada do beat classudo e da canção propriamente dita. Simplesmente genial.
Sem poupar esforços, o intérprete entrega emoção com uma dicção impecável e voz límpida, emitindo cada verso com sentimento e verdade sem receio das imperfeições, apoiado por uma linda cama harmônica. É essa força que o leva a cantar, é esse ímpeto independente que o leva a trabalhar, pois a missão do poeta é aliviar o fardo da realidade através da arte.
Gravada, produzida, mixada e masterizada em março de 2023 na cidade de Niterói (RJ), Mantendo A Firmeza teve todos os vocais feitos por Gustavo Nobio numa única sessão. Leandro “LD” Souza gravou, mixou e masterizou no estúdio Ponto 30 Records, com produção e execução instrumental (teclados e programações) de Lucas Victor e concepção artística e musical de Gusnob DeSaints.
O single chega ao streaming a partir do dia 05/05/2023 em duas versões: a integral (4:35), que surpreende com um bem bolado discurso ritmado em certo trecho; e a editada para rádio (2:33), considerando seu grande potencial radiofônico.
Salve o compositor popular!
 
 
Letra:
Às vezes tenho um certo pesar
Questiono onde o mundo vai parar
São tantas práticas vis, pagãs
Maldades sob alegações cristãs
Se eu pudesse voltar no tempo
Mudaria fatos, tanto tormento
Mas sou um mero mortal
Sem nenhum poder divinal
Tudo tem um propósito de ser
Viva a vida e deixa acontecer
Viva a vida e deixa acontecer
Tudo tem um propósito de ser
Ouvi falar pelas dorsais
Não vou virar, olhar pra trás
Eu sei quem são os tais boçais
Gente que tem língua mordaz
Sigo só com atitude e direção
Sigo só com a firmeza desse chão
Sigo só com a firmeza desse chão
Sigo só com atitude e direção
Sendo muito audaz…, na luta com toda bravura diante de imbróglios
Vivo e perspicaz…, enfrento um leão por dia empregando esforços
Sendo muito audaz…, na luta com toda bravura diante de imbróglios
Vivo e perspicaz…, enfrento um leão por dia empregando esforços
Sendo muito audaz
Vivo e perspicaz
Vivo e perspicaz
Sendo muito audaz
“Mantendo A Firmeza” (Música e Letra: G. Nobio). © 2023 – Peripécia Poética Edições Musicais. Todos os direitos reservados ao autor.
• Gustavo Nobio: voz, vocais de apoio e vocalizes introdutórios
• Leandro Souza: gravação, mixagem e masterização
• Gusnob DeSaints: concepção artística e musical
• Lucas Victor Pereira do Nascimento: teclados, programações eletrônicas (beat e baixo) e produção instrumental
Gravado no Estúdio Ponto 30 Records em março de 2023 (Niterói – R.J.).
Sobre Gustavo Nobio
Gustavo Nobio é artista e divulgador científico, graduado em Gestão Ambiental e fundador do site SenhorEco.org. Natural do Estado do Rio de Janeiro e estabelecido na cidade de Niterói desde os 10 anos de idade. Nascido em Bom Jesus do Itabapoana no dia 1º de outubro de 1975. 
Cantor, compositor e rapper que define suas canções como música popular brasileira transitando pelo hip hop com a vibração do afrobeat, batidas eletrônicas e a influência do jazz, da bossa nova, do samba e do rock. 
Inquieto e questionador desde a mais tenra idade, Nobilíssimo Gus é um artista ávido por tentar compreender a realidade que o cerca e com uma enorme necessidade de expressão no peito e na garganta, atuante no palco e no estúdio. 
Começou a dar vazão às suas aspirações para a arte da música no início da década de 1990 ao compor suas primeiras letras de conteúdo ainda inócuo ou fazendo uso de um discurso meramente político-social, que com o passar do tempo adquiriram ousadia poética. 
Através do interesse pela escrita, estimulado pelo hábito da leitura de histórias em quadrinhos, ficção científica e romance policial, ele mergulhou de cabeça no mundo da fantasia e a partir daí deu um importante salto rumo ao universo da criação.
Tornou-se o compositor e intérprete vocal que é hoje: um incisivo difusor do ritmo e poesia. Ecologista por convicção e cancionista por mera diversão, Gusnob – como também é conhecido – segue tocando em frente a cantar para viver e sonhar. 
Site do artista: www.gustavonobio.com/bio

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com