Férias na Tava com povo Guarani
Férias na Tava com povo Guarani. MCI oferece jogos, brincadeiras, cantos e danças durante os fins de semana de julho. Entre as atividades previstas estão arco e flecha, peteca e contação de histórias tradicionais do povo Guarani. O evento, totalmente gratuito, está marcado para ocorrer nas manhãs e nas tardes dos sábados e domingos nos dias 8, 9, 15, 16, 22, 23 e 29 e 30 de julho.
Confira os horários das atividades no site: https://museudasculturasindigenas.org.br/
São Paulo, 7 de julho de 2023 – Para o povo Guarani, a TAVA – se pronuncia “Tauá” – existe como um lugar de referência para as atividades coletivas do dia a dia na aldeia. Nesse espaço são realizados jogos, contações de histórias, apresentações de dança, rezas e transmissões de saberes entre diferentes gerações. Esse costume inspirou a criação da atividade Férias na TAVA, marcada para ocorrer gratuitamente durante os fins de semana do mês de julho no Museu das Culturas Indígenas (MCI), instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim.
Nos sábados e domingos dos dias 8, 9, 15, 16, 22, 23, 29 e 30 de julho vão ocorrer no MCI uma série de jogos coletivos, brincadeiras tradicionais, danças e cantos com a mediação dos Mestres de Saberes.
“O objetivo é trazer a importância dos povos indígenas e mostrar para o público o que é uma TAVA, essa casa de transformação onde a gente realiza as atividades que acontecem na comunidade desde a hora que acordamos até a hora que dormimos”, explica o Mestre de Saberes, Michel Werá Popyguá um dos responsáveis pela atividade no MCI.
Entre as ações, pensadas para atender tanto o público infantil como o adulto, estão arco e flecha, peteca, contação de histórias tradicionais do povo Guarani, zarabatanas entre outras. “A ideia é que se retrate a vivência dentro do território, em que as brincadeiras e os trabalhos acontecem sempre juntos e misturados, enquanto outros fazem rodas, conversas e contam histórias”, comenta Michel.
Sobre o MCI – Localizado na capital paulista, o Museu das Culturas Indígenas (MCI) é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari – Organização Social de Cultura, em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Aty Mirim.
SERVIÇO
Férias na TAVA
8, 9, 16, 22, 23, 29 e 30 de julho
das 10h às 12h; das 14h às 16h; 09/07 somente às 10h
Entrada gratuita
Museu das Culturas Indígenas
Endereço: R. Dona Germaine Burchard, 451, Água Branca, São Paulo/SP
Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 18h; às quintas-feiras até às 20h; fechado às segundas-feiras (exceto feriados)
Telefone: (11) 3873-1541
E-mail: contato@museudasculturasindigenas.org.br
Site: www.museudasculturasindigenas.org.br
Facebook: /museudasculturasindigenas
Instagram:@museudasculturasindigenas
Twitter: @mcindigenas
IMPRENSA
Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo
Assessoria de Imprensa
(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162
(11) 98849-5303 (plantão)
imprensaculturasp@sp.gov.br
AGÊNCIA GALO
Assessoria de Imprensa – Museu das Culturas Indígenas
contato@agenciagalo.com