Os Haxixins e a Eurotour
Texto de Edmar Silva
Há mais de uma dezena de vídeos na internet sobre a turnê dos Haxixins pela Europa. Estamos reunindo o material e queremos divulgar.
Depois de ter tomado de assalto a cena independente brasileira na primeira metade da década de 2000, a banda super-requisitada Os Haxixins assinou contrato com a gravadora portuguesa Groovie Records para lançar suas canções no formato vinil em toda Europa.
Meses antes da assinatura do contrato, a banda já tinha gravado o seu material com o amigo Jonas Morbach (The Sellouts, The Drugs, Butcher’s Orchestra e The Blackneedles), que produziu as canções no Berlin Bar, no bairro da Barra Funda, na zona oeste de São Paulo, e de propriedade do próprio Jonas.
A ideia da gravação era gravar no mesmo estilo que as bandas garagem dos anos 60 gravavam e, por conta disso, usaram instrumentos e equipamentos antigos e um gravador de rolo.
Jonas já tinha experiência com esse tipo de gravação por conta das gravações de que ele participava na garagem estúdio do selo independente Ordinary Recording.
Com o disco gravado dentro da expectativa esperada, o material foi lançado em 2007 na Europa pelo selo Groovie Records.
Durante os anos de 2008 e 2009, o álbum foi relançado pelo selo Inka Records, do Reino Unido e em edição limitada para promover a primeira turnê da banda pela Europa.
Houve dois lançamentos pelo selo americano Get Hip Recordings em formato vinil edição limitada e em cd.
O selo Groovie Records também fez um lançamento em cd em 2008, com outra capa e com o título de Eurotour.
Todas essas quatro versões de relançamento têm incluída a faixa Please Forget Me, não inclusa na versão original da Groovie Records.
Para quem quiser comprar essas versões do álbum, pode falar diretamente com o Edu Osmédio, aqui na Expedição CoMMúsica.
Edmar Silva é autor do blog Ficha Técnica.