7 bandas independentes com baixistas mulheres que você precisa conhecer
Jean Paz escreve sua coluna Baixaria Sonora todas as terças-feiras aqui, na Expedição CoMMúsica. Leia mais textos do Jean no blog Baixaria Sonora.
Como escrevi na coluna da semana passada, o Baixaria Sonora nasceu para tratar de assuntos relacionados ao baixo, instrumento considerado o coração de uma banda.
E para abrir nossos caminhos em grande estilo, a coluna de hoje promove uma volta às origens, com baixista que me inspiram e me influenciam.
Como estamos no mês dedicado às mulheres, listei 7 (Ah, o 7. Sempre ele) bandas independentes com mulheres baixistas que você PRECISA conhecer.
1 – Clandestinas
Baixista: Camila Godoi, que toca, canta e milita.
Power Trio Feminino e Feminista de São Paulo que existe desde 2017 e que utiliza sua arte seus corpos e seus afetos, para questionar o machismo, o patriarcado, a hétero-cis-normatividade e o capitalismo.
Recentemente lançou o clipe da Canção “Nenhuma a menos”, um hino da causa feminista.
Portfólio da Clandestinas na Expedição CoMMúsica
2- Malúria
Baixista: Moni Oliveira, que toca e canta.
Outro power trio feminino e feminista de São Paulo que pega pesado nas críticas sociais e que traz em suas letras reflexões sobre questões raciais e questões de gênero.
3- Hard Blues Trio
Baixista: Dani Ela, que toca (é multi-intrumentista) canta e compõe.
O Hard Blues Trio, de Porto Alegre funde rock e blues para compor canções inflamáveis que viciam à primeira audição.
A banda já tocou em diversos festivais e já se apresentou ao lado de nomes como Bob Stroger (USA), baixista de Muddy Waters; e dos gaitistas sul-americanos Cesar Valdomir (ARG) e Gonzalo Araya (CHI).
Portfólio da Hard Blues Trio na Expedição CoMMúsica
4- Garoto Androide
Baixista: Ilana Viviane
Uma banda de Teresina, formada por Joniel Santos (Voz e Guitarra), Ilana Viviane (Baixo) e Lerraj Henrique (Bateria).
Sua sonoridade remete a gêneros como grunge, hardcore e punk e o rock Alternativo e versa sobre temas relacionados a suas experiências sociais.
5 – Cine Baltimore
Baixista: Julia Barth. Toca, canta (É também vocalist dos Replicantes) e atua.
A Cine Baltimore de Porto Alegre é poesia inconformada de quem tem insônia, é pesadelo e crônica de quem sonha acordado.
Formada em 2016, a partir da amizade de quatro personalidades underground de Porto Alegre: Letícia Rodrigues (Planondas,Transmission, As Radioativas e 3D) Julia Barth (Replicantes, Alcalóides e 3D), Fabio Gabardo (Monstro Motor e Dating Robots) e Eduardo Normann (Space Rave, Planondas e Dating Robots).
6- As despejadas
Baixista: Bruna Duarte. Toca muito. Toca também na unmilayo Afrobeat Orquestra.
Banda formada por mulheres nascidas na periferia de Diadema e Guarulhos, que apresenta composições que retratam, de forma crítica, situações de risco da população pobre e trabalhadora, centradas no feminismo e na exclusão social da juventude periférica.
7 – Vênus Wave
Baixista: Camilla Araújo. Toca e atua como modelo. É integrante da saudosa banda psicodélica Molodoys, que encerrou as atividades recentemente.
Quarteto feminino de São Paulo que compõe em inglês, flerta com a psicodelia e leva o Do it you self a sério, produzindo seus materiais com suas próprias mãos.
Curtiram?
Gostariam de ver alguma outra banda aqui na lista?
Deixe ai nos comentários.
Boa semana a todos!
Falta a Lamarquez na lista 😀
Opa! Jean? Tá faltando a Lamarquez 👽🤘🚀
Faltaram várias bandas e Baixistas fantásticas…
Mas eram só 7.
Em breve elaboraremos uma lista com mais bandas. 😉
Queremos mais baixistas mulheres na lista 👽👽👽 vamos aguardar o novo post 🤩🎵🌹🎧🎤👽🚀
Faltou a banda As cigarras!
Muito boa! Com a Rubia Oliveira Barreto no baixo ♥️
Vamos publicar um segundo artigo e a Rubia estará presente 💝 valeu 🤘🎶🤘