Baixaria Sonora • Manual Prático para Pais de Primeira Viagem
Manual Prático para Pais de Primeira Viagem
É o livro de Jean Paz lançado este ano e ele conta como se deu essa transformação em pai.
Depois de muita espera, finalmente meu livro ficou pronto.
Apesar do título, ele não tem a intenção de ensinar nada a ninguém.
Até porque a paternidade é um constante aprendizado e seria muita pretensão achar que tenho capacidade para isso.
Meu objetivo é compartilhar algumas experiências que acumulei nesse período para que você, pai de primeira viagem, não se sinta sozinho nessa aventura.
Para isso, reuni 34 textos que retratam meu cotidiano desde que soube que seria pai.
E que meu mundo virou de cabeça para baixo.
Por que 34?
Eu tinha 34 anos quando meu filho nasceu.
E esse acontecimento é um marco na minha vida.
E 3 + 4 = 7.
Esse número me persegue há anos.
Desde na longínqua noite de 11 de dezembro de 1983, quando um certo camisa 7 entortou a coluna de uns alemães e marcou os dois gols que tornaram o Grêmio campeão mundial.
De lá pra cá, uma série de acontecimentos me aproximaram desse número, e quando ele está presente as coisas costumam dar certo.
A ideia da escrita surgiu quando participei de um ciclo de palestras sobre paternidade que aconteceu no Sesc em Setembro de 2018. Na época, Gael tinha 6 meses e muitas das conversas que ouvi tinham muito a ver com meu cotidiano.
Ouvir relatos de outras pessoas, que, assim como eu, aprendiam a ser pais na base da tentativa-e-erro, me inspiraram a escrever o texto que abre essa publicação.
Conversando com a minha colega que programou uma das atividades, percebi que eu mesmo tinha vivido muitos momentos que podiam ser compartilhados com aqueles que passam pela mesma situação.
Afinal, ao contrário do que pensamos quando somos mais jovens, no momento que nosso filho nasce não ocorre um fenômeno sobrenatural que nos mostra os caminhos que devemos seguir. Não aprendemos instantaneamente a sermos pais. E muitas vezes não temos com quem compartilhar nossas inseguranças e nossas frustrações.
Desejo a todos uma boa leitura, e, acima de tudo, que suas experiências com a paternidade sejam tão enriquecedoras quanto a minha tem sido desde a chegada do Gael.
Jean Paz escreve a coluna Baixaria Sonora toda terça e texto de hoje é reposto do dia 15/03.