Sazzad Arefeen lança álbum instrumental e narrativo sobre a libertação de Bangladesh
Por: Elizabeth Del Nero
Artista: Sazzad Arefeen
Álbum: Operation AngryMachine
Número de faixas: 9
Local: Bangladesh
Disponível em Bandcamp
Recebemos releases e músicas de diversos assessores e mídias especializadas. Uma dessas mídias, a MDPR, já nos enviou bandas com as quais travamos contato e pudemos ouvir sons extraordinários. De rápida lembrança, já foram: Nhialic, Aztlan e agora, um espetáculo de álbum instrumental para ouvir diversas vezes e se conectar à narrativa musical sobre a libertação de Bangladesh.
O álbum de hoje é o trabalho solo de Sazzad Arefeen. O guitarrista é integrante da banda Ground-force e o último trabalho é o álbum Tree of Life. Estou escrevendo para falar do álbum de Sazzad, mas suas referências também estão no trabalho da Ground-force. O último álbum da Ground-force, o Tree of Life, merece ser também tema de outra resenha. O álbum apresenta música, animação, narrativa escrita e letras. Tudo em único site, com apresentação visual coerente e sem excessos. Achei isso show demais. Confira aqui.
Voltemos ao Operation AngryMachine
O álbum de Sazzad Arefeen foi lançado em 25 de marco de 2022 e o músico é de Bangladesh. Sazzad começou a desenvolver sua carreira em 1994, escrevendo músicas e continuou na guitarra, com suas próprias instituições de ensino de guitarra, que é a maior e mais forte em Bangladesh, a chamada “Guitar Never Lies”.
Desenvolvido pela Symphonic Distribution, esse novo álbum está disponível em mais de 200 plataformas em todo o mundo. Em associação com MDPR, aqui estão algumas palavras de Sazzad Arefeen:
“Este álbum é muito emocional e especial pessoalmente para mim, pois contém a história da Guerra de Libertação de Bangladesh. Eu também sinto que a música ainda deve ser ouvida primeiro, então, para este lançamento me concentrei mais no áudio, e apenas nos Visualizadores de Áudio, porque eu quero ter ouvintes que queiram ouvir o que o som fala primeiro e sentir o que senti durante a gravação de todas as faixas.”
A fala de Arefeen é uma síntese interessante do poder da música instrumental, sem desmerecer vocais ou sugerir uma crítica. O guitarrista prendeu sua atenção ao áudio e, penso eu, buscou significados em cada nota, cada som e silêncio e em toda a narrativa, a fim de exprimir seu desejo de manifestação sonora sobre a libertação de Bangladesh.
Sazzad no Sons da Resistência #33
E como não deixamos a resistência de lado, Sazzad Arefeen estará no Sons da Resistência #33, dia 07/04, às 19h, na Rádio Expedição CoMMúsica.
Lembramos que o programa de rádio Sons da Resistência agora é retransmitido por duas rádios italianas, a J.App e a SoundItalia; a rádio Peruana Bossa Nova Peru Rádio; a rádio equatoriana DN Radio Ec e a rádio brasileira Mutante Rádio.
Para conferir os sites das rádios parceiras, visite a página Estações de Rádio.
Ouça Eyes of The Bengal, a primeira faixa do álbum Operation AngryMachine, de Sazzad Arefeen:
Por: Elizabeth Del Nero, com informações da MDPR, Wipédia e Ground-force.