Gilberto Petruche e a Charada
Gilberto Petruche, o Giba, é proprietário do Vídeo Clube Charada e um grande incentivador das iniciativas culturais locais.
Foi reconhecido com o prêmio de agente cultural pela subprefeitura do Sapopemba. Desde a década de 70 incentiva, apoia e participa de diversas iniciativas, que vai de festivais musicais a apresentações de teatro, além de palestras sobre filmes, com exibição e debates.
A locadora é dona de um acervo único e raro, elaborado por ele, onde se destacam os filmes nacionais. Indicou, emprestando filmes que exibidos no projeto contemplado pela Casa de Cultura Sapopemba, sessões para o Cine Debate.
Sua locadora Vídeo Clube Charada participou do Doc. Cine magia, que passou nos cinemas, rede Sesc e Festivais em 2018.
Entre 2019 até 2020 promove cultura no Centro Cultural Charada, com Stand-up, festivais de música autoral.
Entre janeiro e março continua produzindo Festival AIDTE e com as aulas no Centro Cultural Charada, com o covid-19 e da pandemia, ficam 3 meses parados e se reinventam com rifas e vaquinhas on-line e Lives.
1995-2020-Vídeo clube Charada
2003- Projeto cabeças em Transe
2004-Caac Mooca, Festival com Walter Franco
2008-Projeto Banana Pop São Caetano do Sul, apresentação e debate filme Terra em Transe
2014-Participação Doc. Cine Magia
2015-2020 – Coletivo Jardim Psicodélico Produções
2020- Criam o programa Sala Privada em plena pandemia, Sala Privada. Programa semanal apresentado por Eduardo Osmédio & Gilberto Petruche, sempre com um bate papo descontraído seguido de um show com os melhores artistas da cena independente. TODA SEXTA às 20:00!