Ê Ellythium – um personagem do gênero neutro
A criação dê personagem Ellythium começou junto com o projeto da Expedição. Inicialmente, seria inspirado em uma pessoa e tudo foi construído para isso. Vimos que um personagem mais idealista e ficcional seria representativo. E surgiu o ET.
Usamos imagens gratuitas e sem diretos autorais para reprodução.
Até que chegamos ao Festival e a necessidade de um belo cartaz nos levou à criação da ilustração do personagem da Expedição. O Vander Bourbon recebeu as fotos que circulam no site e orientações sobre a composição moral e comportamental do ET. O desenho ficou por conta dele. E ficou assim:
Com o desenho em mãos, começamos o trabalho de digitalização. Primeiro, as imagens foram escaneadas em alta resolução para, em seguida, a digitalização. Esse processo levou um pouco mais de 18 horas de trabalho, pois é feito quase que ponto a ponto, com escolha das cores que devem preencher cada pedacinho do desenho original. Criação digital em cima da criação original por Catarina Luft. E chegamos a esse resultado:
Essas imagens foram salvas em diversos formatos para atender às diferentes necessidades e o cartaz do I Festival Independente foi criação também de Catarina Luft.
E o que tem a ver o gênero?
Queríamos que ê personagem fosse neutro e há debates sobre como a linguagem pode mascarar preconceitos. Uma das opções tem sido o fim do gênero determinado pelo artigo “o” e “a” em língua portuguesa, sendo substituído pelo “ê”. E vem daí o título do post e o gênero neutro fortalecido pela desinência latina “um”.
Ê Ellythium – um personagem do gênero neutro
Para saber mais sobre os debates a respeito do gênero neutro na linguagem, há um bom texto no Guia do Estudante.
Sobre o I Festival Independente da Expedição CoMMúsica:
Convidamos algumas bandas e músicos para participar desta primeira edição e a resposta foi imediata: participação em massa!
Será nos dias 29 e 30 de maio, às 20h, com transmissão pelo site e pelo nosso canal no YouTube.
Baixe o cartaz de divulgação aqui
Criação da ilustração da/o personagem Ellythium por Capitão Bourbon
A concepção do/da personagem Ellythium é da Elizabeth Del Nero (Tuca), a concepção e criação do desenho é do Capitão Boubon e o tratamento digital da ilustração e criação do cartaz é de Catarina Luft.
E aí? Gostou da Ellythium? Ou prefere do Ellythium?
Participantes (por ordem alfabética):
Serão 42 apresentações musicais transmitidas simultaneamente pelo site da Expedição, canal YouTube e associados. Todas as atualizações e artes de divulgação estarão disponível para download e a distribuição é livre. Convide os amigos, demonstre seu apoio ao projeto, compartilhando sua banda ou músico preferido.