Doces Palavras • Galberto Mariano • O Inesquecível
Quando o Galberto fez o anúncio que daría início às gravações do seu álbum solo, confesso que gerou em mim uma expectativa e ansiedade para ouvir essa estréia em carreia solo.
Há um bom tempo acompanho a carreira do Galberto em bandas e sei do seu potencial como músico e compositor. Quem acompanha o artista nas redes sociais pode ver o processo de criação do álbum que se deu no ótimo Bat Caverna, estúdio de Porto Alegre, contando com várias participações ilustres.
Galberto Marino é um músico da cidade de Canoas, Rio Grande do Sul, tocou nas bandas Os Carniça e Os Cavernas onde se destacou no cenário musical independente do Brasil, e agora parte para a carreira solo onde ficam bem nítidas todas as suas influências, que o artista jogou em um caldeirão e ferveu bem até sair o seu som. Nesse caldo, eu vejo uma fusão entre Ramones e Renato e seus Blue Caps. O título do álbum é simples e direto, “O Inesquecível”e o artista mostra que veio para ficar. O álbum veio ao mundo no dia 05/06/2021 com 10 faixas que considero bem animadas e com toda pegada punk rock. A primeira faixa que abre o disco é a instrumental “1°Primeira Sinfonia Estrumerdal”, um título ótimo e um som bem sinistro e que abre bem o álbum.
Na sequência vem a faixa de que mais gosto “Batom Marrom”. Peço licença e a classifico como um punk iê iê iê, que tem tudo para ser um hit. Na sequência temos “Gelol para Cavalo” e seu punk rock rápido e seus conflitos amorosos, e “Fincado na BR” um som garage punk com o seu som peculiar de órgão. “Auxílio Moradia” e “Agua Suja” poderiam facilmente estar em qualquer disco dos Ramones. Depois vem a ótima balada “Farei o que eu Puder” embalada por violões e um ótimo solo de guitarra. “Todo lo que quiero es ser indiferente” é um punk rock castelhano que pode muito bem tocar no mercado latino. O álbum fecha com a punk punk “Você nunca me amou” com a sua letra sincera e peculiar, e “A todos meus amigos” um agradecimento aos amigos do músico.
Um disco feito com amor nunca pode passar desapercebido e o álbum “O Inesquecível” foi concebido assim e, por isso, convido a todos para ouvir e se divertir.