Vivendo de Música • Artista X Risco
Qual o nível de risco um artista deve correr pra que sua arte/música chegue o mais longe possível? Difícil saber.
E inevitavelmente sempre esbarraremos em questões pessoais. Obviamente o que pode soar como um caminho fácil para alguns, pode se tornar um calvário para outros. E isso, acaba por agravar a situação
Sendo assim, é muito importante uma leitura crua e real do seu próprio entorno musical. Com uma infinidade de ferramentas disponíveis no mercado, é crucial ao artista do século 21 ser multifacetado.
Parece simples, mas não é tão fácil assim.
Um seleto grupo está inserido na faixa que tem o privilégio de trabalhar com equipe. Mas a verdade é que um número ínfimo dispõe de tal regalia. A maioria depende da mão na massa, o famoso “ eu equipe” para que as coisas engrenem ou tenham o mínimo de consistência.
Edição, foto, vídeos, copywriting, ads, campanhas, branding e SEO entre outros, estão no hall do que você deve estar a par, pra que o conteúdo chegue ao maior número de pessoas. Isso, ainda sem mencionar vendas, benchmarking, lista de e-mail, métricas, OKR, e ferramentas de metodologia ágil como Scrum ou Design Thinking, além é claro, de todos os tipos de marketing.
Se você é da escola mais antiga a transição pode beirar uma eterna tarefa de Sísifo. Mas a ideia é atualizar, e fazer parte do que pode ser vital em ter ou não, uma carreira musical.
A princípio, a matéria-prima é o desejo, vontade. Logo em seguida transformamos isso em consistência e hábito.
Na árdua tarefa de equilibrar a careira, quanto mais organizado você for, melhor se sairá. Ferramentas de organização e sistemas colaborativos de tarefas como Trelo, kanban e Scrum podem ser de grande utilidade. Há uma grande necessidade de profissionalizar todos os passos para que você evolua e seja reconhecido como um “ criativo”. Esse mesmo artista multifacetado não depende mais apenas da sua performance no instrumento. E o problema da insistência pode custar muito mais do que a própria carreira.
E se mesmo assim, você ainda deseja ser um profissional, foque no desenvolvimento e carreira full time. Sem opções. Priorize cada etapa sem negligenciar nenhum degrau. Mantenha-se informado sobre o mercado e suas mudanças. Se prepare como um artista completo e assim será reconhecido como tal.
Abs.
L.M
1 thought on “Vivendo de Música • Artista X Risco”