A quarta temporada da cultuada série Stranger Things (Netflix) chegou ao fim com os dois últimos episódios disponibilizados na última sexta-feira, dia 1º de julho. A série, quase uma galinha dos ovos de ouro da Netflix, tem um dos seus maiores trunfos no culto ao anos 80 e uma infinidade de referências. A hora do Pesadelo, Stephen king, E.T e trilha sonora condizente com o tempo corrente da série; 83-86.
Na primeira parte da quarta temporada, ouve um imenso hype na faixa “Running up that Hill”, de Kate Bush, que deu fundo para o drama vivido por Max (Sadie Sink) no mundo invertido em uma batalha dentro da sua mente com o vilão Vecna. A faixa, gravada há 40 anos atingiu o topo do streaming no Spotify e na Billboard chegando em 1º lugar no Reino Unido, criando uma super procura pela obra de Kate Bush.
No episódio 9 – o Season Finale, foi a vez do carro chefe do Thrash Metal californiano, Metallica, ser resgatado. A faixa título do icônico álbum de 86, ‘Master of Puppets’, subiu nada mais nada menos que 158 posições, entrando assim no Top 50 global do Spotify. Não é a primeira vez que o Metallica aparece na série. ‘Four Hourseman’ foi tema na segunda temporada e a banda já havia comentado sobre o entusiasmo com a série e a autorização acabou vindo diretamente dos integrantes.
‘Master of Puppets’ vira um trunfo nas mãos de Eddie Munson, o líder do Hellfire Club, com o intuito de atrair a atenção dos monstros morcegos na série. Com oito minutos de pancadaria riferama e solos, ‘Master of Puppets’ não é o tipo de faixa que o mainstream elege como hit. Mas a canção, um dia antes de o Episódio estrear, e que não estava nem entre as 200, subiu tão rápido quanto foi possível. E acreditem ou não, alguns fãs old schools torceram o nariz pelo feito.
Outro detalhe interessante é que o filho do baixista Robert Trujillo – Tye Trujillo fez as guitarras adicionais na gravação do episódio recebendo os créditos no episódio e um Tweet orgulhoso do pai. Assim como o próprio Eddie (Joseph Quinn) teve aulas de guitarra e tocou durante a cena épica.
O metal não tem sido algo muito fora do contexto em produções recentes; Kreator com Pleasure to Kill já havia sido tema na série alemã The Dark, assim como a trilha de Metal Lords é recheada de clássicos e nomes da NBWOHM, Lord of Chaos e Metalhead por sua vez são filmes que dão vozes à bandas e nichos mais obscuros como Black e Death Metal.
Enquanto lá fora a cultura aproxima os nichos e mostra um cenário cada vez mais dentro da realidade, por aqui as pessoas ainda desconhecem o básico de uma discografia de rock clássico.
Se você teve contato com Papa Het e cia através da série, faça disso um chamado e mergulhe na discografia, sobretudo nos anos 1980. De cara, eu sugiro o próprio ‘Master of Puppets’ com “ Disposable Heroes” e “Battery”.
Luis Maldonalle é guitarrista e estará em turnê no Reino Unido em agosto/2022. Post aqui.