Downffall em exclusiva na Expedição CoMMúsica
Downffall em exclusiva na Expedição CoMMúsica. Aqui, apresentamos a entrevista que a Downffall concedeu à Expedição COMMúsica em primeira-mão, pelo que estamos orgulhosos, divulgando o trabalho da banda de trash/heavy metal de Caratinga/MG. O nome da banda, Downffall, tem realmente duas letras dobradas, o que distingue a banda no universo digital. Para conferir tudo o que já foi publicado e as redes sociais, ‘Downffall’. O primeiro lançamento da banda foi o álbum ‘Cursed’ em 15 de abril deste ano e recomendamos a audição. Heavy metal de alta qualidade, riffs poderosos, com vocais e letras para curtir da primeira à última faixa!
São Paulo, 2 de outubro de 2022 – antes de conferir a entrevista, dê um play no álbum ‘Cursed’, o primeiro full-lenght:
Quem respondeu as perguntas foi o Wall, guitarrista da Downffall. Confira:
Expedição CoMMúsica: A Downffall é uma banda relativamente nova. Falem um pouco sobre como se deu a formação.
Downffall: Bom, a Downffall se iniciou originalmente através de uma ideia minha, Wall, e do Zenn, vocal. Nós já tínhamos a vontade de tocar juntos, inclusive tivemos um projeto anterior que não foi pra frente, porém, dessa vez a coisa começou a andar e passamos a compor algumas músicas. A banda teve o azar de se iniciar junto com a pandemia, então nesse período não tínhamos como nos encontrar e começamos a compor remotamente. Eu fazia os riffs e a estrutura da música, já o Zenn entrava com a letra e linhas vocais. Chegamos a compor ‘Memento Mori‘ e ‘XII sozinhos’. Depois de um certo tempo, eu disse ao Zenn que tinha um baterista, com o qual eu já havia tocado em outros projetos, que poderia dar conta das baterias, que não eram nada fáceis rs. Então, com a entrada do Red na bateria começamos a ensaiar e a ter ideias pra novas músicas. Foi aí que o Red indicou o Mohandas, baixista com quem ele já havia tocado também. E assim se deu a formação da banda.
Expedição CoMMúsica: Vocês possuem apenas dois anos de existência e acabaram de lançar o primeiro álbum de estúdio da banda intitulado ‘Cursed’. Poderiam nos contar tudo sobre as gravações do disco, produções etc?
Downffall: Na verdade, na data dessa entrevista, que foi há 3 anos, a banda teve início no ano de 2019. Bom, em relação ao ‘Cursed’ foi um longo processo, desde a composição das músicas até as gravações. De início, a gente se preocupava mais em ensaiar as duas músicas que já tínhamos e ficar em forma, pois basicamente todos nós estávamos parados por conta da pandemia, então, a gente precisava dar uma desenferrujada, né?! rs. A produção do álbum foi toda feita por mim, que já tinha uma certa experiência em produção, pois já havia feito esse trabalho pra algumas bandas e fazia algumas gravações pra mim também em alguns instrumentais. A captação do vocal foi feita em alguns estúdios aqui da cidade, porém todo o resto foi feito na minha casa. Mais pro final da produção foram feitos alguns trechos de vocal lá também. Então é basicamente um álbum feito de forma independente, com recursos muito limitados; porém com a preocupação de ser o melhor possível com o que se tinha.
Expedição CoMMúsica: Fale um pouco como tem sido a repercussão por parte da mídia:
Downffall: Então, a repercussão tem sido muito positiva, tanto por parte das composições quanto por conta da produção. Tem sido muito elogiada a parte da produção e sua qualidade, eu confesso que isso é um pouco surpreendente pra mim; pois como disse, o álbum foi feito com recursos muito limitados, e eu não sou um profissional da área, sou um entusiasta. Então ter essa opinião positiva em relação ao que foi feito é muito massa.
Expedição CoMMúsica: Vocês realizaram o primeiro show somente neste ano. Como foi finalmente subir aos palcos?
Downffall: Simplesmente foda! É pra isso que a gente faz música né, pra tocar no palco com a galera. E o show de estreia foi simplesmente do caralho, a galera curtiu do início ao fim, com direito ao bate cabeça e mosh hehe. Ao fim do show, tivemos vários elogios, o que nos dá mais vontade de fazer um próximo álbum muito melhor que o primeiro!
Expedição CoMMúsica: Como é a cena thrash/heavy metal no Brasil? Quais bandas nacionais do estilo vocês ouvem e curtem?
Downffall: Bom, eu pessoalmente não tenho muito contato com as bandas nacionais, nossas referências são, basicamente do meu lado, a cena Thrash de Bay area, e algumas coisas mais modernas como Gojira e Mastodon. O Zenn que é um grande fã, por exemplo, de Machine Head e Sepultura. Do lado do Red, já temos influências de Power Metal e o Mohandas já tem um contato maior com bandas nacionais, como, por exemplo, Torture Squad, Tribal Scream e Project 46. Em relação à cena posso falar sobre o underground, que está muito ativo e é o que faz a cena acontecer na verdade, né?! A cena underground é foda, e é o que não deixa o metal morrer!
Expedição CoMMúsica: Vocês têm lançado clipes muito bem feitos para os singles. Qual é a importância do audiovisual junto à estética da Downffall?
Downffall: Bom, ainda não temos um clipe da forma que queremos, porém estamos em busca disso. E obviamente o audiovisual é importantíssimo, várias vezes aliado à música se torna uma experiência muito mais completa, dependendo da situação, o vídeo é tão importante quanto o som.
Expedição CoMMúsica: Quais são os planos futuros da banda?
Downffall: Como disse anteriormente, a princípio estamos focados na produção de um clipe profissional, estamos com a ideia e a vontade de fazer. Porém os recursos ainda estão escassos, mas estamos correndo atrás. Fora isso, a ideia é seguir apresentando o álbum ao vivo, e em breve dar início a uma turnê pelo Brasil!
Expedição CoMMúsica: Vimos que vocês foram anunciados no CDM Metal Fest 2023, um dos maiores Fest de Metal do Brasil. Como está a preparação de vocês para tocar nessa agenda de shows para 2023 ?
Downffall: Sim, estamos muito ansiosos pra isso. E a preparação segue firme, embora ainda tenha alguns empecilhos em relação ao ensaio, nunca deixamos de treinar, nem que seja sozinho em casa, treinar as músicas e a condição física, pra fazer sempre o melhor. E nesse evento nós prometemos derrubar o palco!
Expedição CoMMúsica: Agradecemos a atenção. Deixem um recado final para os leitores!
D: Quero agradecer ao espaço, como sempre digo, é muito importante o espaço que todos vocês nos dão, pois é assim que alcançamos as pessoas. O nosso muito obrigado em nome de toda a banda, e já faço o convite pra galera seguir as redes sociais da banda, pois teremos várias novidades. É só procurar por “Downffall”, temos o ‘Cursed’ na íntegra postado no Youtube, Spotify e afins. Valeu galera, um abraço de toda a família !
Downffall está no Mapa da Expedição