O novo rock gaúcho ganha o palco da CCMQ para bandas do F.I.B.R.A.

O novo rock gaúcho ganha o palco da CCMQ para bandas do F.I.B.R.A.

O novo rock gaúcho ganha o palco da CCMQ para bandas do F.I.B.R.A.. O Rock não morreu! Mais uma edição do Festival Independente de Bandas de Rock Autoral, o F.I.B.R.A.. acontece na Casa de Cultura Mario Quintana, conhecida como CCMQ, na Sala Carlos Carvalho, em Porto Alegre, no próximo dia 12 de novembro, a partir das 18h com as Bandas Templo de Sophia, Zona Soul, Cabeça de Lata, Eletroacordes e Ilegítimos. Ingressos a R$ 12 no local ou pelo Sympla.

 

Galeria de imagens

 

São Paulo, 8 de novembro de 2022 – A mescla de várias vertentes e gerações de bandas autorais se encontram no mesmo dia, celebrando a produção do novo rock gaúcho. Hard, blues, pop, hardcore, stoner e grunge se misturam, evidenciando o toque do sul para o fortalecimento do rock. O show coletivo, com cerca de 40 minutos por banda, diversifica a expressão e identidade sulinas no gênero e possibilita a mostra de novos talentos.

Nesta sexta edição, está programada a apresentação de repertórios autorais, além do lançamento de dois EP’s: “Experiences” , da Eletroacordes, e “Apoplexia”, do grupo Templo de Sophia. Novas formações de integrantes nas bandas e as pitadas de covers também completam as novidades do show.

O F.I.B.R.A. atualmente tem 390 integrantes, com mais de 30 bandas participantes. O movimento, criado este ano, tem adesão crescente de artistas e bandas da cena independente que buscam espaço para mostrar seus trabalhos. Teatros, bares e pubs da Capital e cidades próximas também abriram as portas para romper a cultura meramente voltada para cover, tributos ou de outros estilos da moda vigente.

Confira as bandas participantes e o que cada uma delas toca.

Eletroacordes Sitiada na Capital gaúcha, o quarteto autoral com mais de 12 anos de estrada tem nova formação e transcende pela música eclética – sem rótulos, receitas prontas ou jargões pré-fabricados – plugada nas origens do blues, jazz, pop rock psicodélico e anos 70. Com 5 EP’s, uma coletânea e oito clipes roteirizados, é formada por Adriano Medeiros (guitarra), Rodrigo Vizzotto (vocal e baixo) e Militão Ricardo (bateria).

Ilegítimos – Formado em 2017 com inspiração no rock clássico dos anos 60/70, jazz, blues, até a geração grunge, faz releituras de bandas internacionais. No momento, a banda está em processo de gravação do primeiro álbum com músicas autorais. A formação é Jeff Lee (guitarra e vocal); Rafael Sehn (guitarra solo), Felipe Silveira (bateria) e Rafa Pestana (baixo).

Cabeça de Lata – o grupo nasceu em Porto Alegre no ano de 2008 e se confunde com a carreira musical de Alexandre Oliveira, 51 anos, ilustrador, músico e compositor. Possui 14 anos de estrada, com 2 álbuns lançados, 3 singles e 5 videoclipes e teve várias formações, flertando com vários gêneros como o Pop-Rock. MPB, Blues, Reggae. RAP. Integram a banda Alexandre Oliveira (voz e guitarra), Johnny Lopez (baixo), Jhow Cavalheiro (bateria) e Sérgio Nogueira (guitarra).

Zona Soul – com som e eclético, as canções podem parecer diferentes umas das outras e o são, dando enorme importância ao conteúdo da letra e a melodia, em inspirações que vão de MPB, Blues, Soul, Pop, Rock, Hard e Fusion. As referências musicais são músicas boas, de qualquer estilo que caia bem no ouvido. Os membros são Marco Nunes (guitarra e vocal), Tiago Bandeira (bateria)  Marcelo Bacci (baixo) e  Nill Moreira (guitarra).

Templo de Sophia – Misturando elementos de stoner, pop punk, grunge e hardcore, a banda apresenta um material pesado, com um tom melódico que vai agradar quem curte um som com influências e aquele toque da década de 1990. Formada em 2019 por Perry (vocal e guitarra), Antonetti (vocal e guitarra), Miguel (baixo) e Mosley (bateria e backing vocal), a banda já possui oito live sessions e dois singles .

 

O F.I.B.R.A está chancelando vários shows independentes realizados em Porto Alegre e Região Metropolitana, estimulando espetáculos coletivos e reforçando a cultura local. Até o final do ano, a agenda das bandas do festival atuará em novas frentes e datas, a serem divulgados posteriormente. O evento tem apoio do Banrisul, Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), Associação dos Amigos  da Casa de Cultura Mario Quintana (AACCMQ), Instituto Estadual de Artes Cênicas (IACEN) e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

 


 

Serviço

3° F.I.B.R.A. na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) – Sala Carlos Carvalho

Quando: 12/11| sexta-feira

Horário: 18h

Onde: Rua dos Andradas, 762 – 2º Andar – Centro Histórico, Porto Alegre

Ingressos: R$ 12,00

Mais informações na page https://www.facebook.com/events/1258359141681806

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copyright © 2024 Expedição CoMMúsica Política de privacidade | Audioman Pro by Catch Themes
Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com