Cavando Ideias • Bienal Internacional do Livro no Ceará

Cavando Ideias • Bienal Internacional do Livro no Ceará

Bienal Internacional do Livro do Ceará acontece de 11 a 20 de novembro, no Centro de Eventos, com o tema ‘Diversidade: de toda gente para todo o mundo’. A entrada é gratuita e contará com a participação  do Coletivo Mulherio das Letras.

 Bienal Ceará
Tema:  “Diversidade: De toda gente para todo o mundo”. Créd. Foto: Divulgação Secult.

São Paulo, 13 de novembro de 2022 – A XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará, será realizada de 11 a 20 de novembro de 2022, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Uma realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, Secult Ceará, e do Instituto Dragão do Mar, com o tema:  ‘Diversidade: De toda gente para todo o mundo’.

A Bienal oferece uma ampla e diversa programação gratuita para a população em geral. No site da Bienal, desenvolvido pela Secult, você encontra toda a programação criada em parceria com a curadoria, composta por Conceição Evaristo, Tércia Montenegro, Talles Azigon e Daniel Munduruku. ⁠

A programação da Bienal internacional do Livro oferecerá ao público diversos ambientes com atrações de natureza artística e literária, incluindo palestras, mesas redondas, conferências, oficinas, contações de histórias, lançamentos de livros, saraus, além de apresentações lítero-musicais, escritores com reconhecimento local, nacional e internacional, atendendo um público plural entre crianças, jovens e adultos.

O tema “Diversidade” traduz como será a XIV Bienal, trazendo infinitas possibilidades de expressões, de multiplicidade de vozes, de incontáveis narrativas a proporcionar conexões transculturais em harmonia com os princípios norteadores construídos pela Bienal Internacional do Livro.

Eixos Independentes

Bienal Ceará 2 Mulherio das Letras

 

Pensando na produção cearense, está incluso na programação da Bienal um espaço dedicado aos escritores independentes, para que possam divulgar suas obras literárias com o nome Eixo Vozes do Ceará, organizado por Wilson Júnior.

Terá também um espaço chamado Eixo Vozes Mulheres, organizado pela potente Nina Rizzi. O Eixo Vozes Mulheres é um espaço dedicado às escritas em verso e prosa feitas por mulheres, que vão além do papel e ISBN. Um espaço para se perceber como o movimento e fluidez das relações de mulheres, com suas lutas diárias, que vai além de  questões sociais, raça, classe, gênero e cultura, mas um apanhado das consequências dessas relações em suas leituras e escritas, em suas vivências. Poder ler e ouvir as vozes dessas mulheres, muitas vezes excluídas e marginalizadas do processo de criação e difusão na história oficial e na literatura, é um dos pontos propostos pelo Eixo.

O Coletivo Mulherio das Letras estará presente no Eixo Vozes Mulheres, coordenando um Sarau nos dias 14, 15 e 16 de novembro. O Mulherio das Letras é um coletivo feminista literário, diretamente interessado na expressão pela palavra escrita e oral, com adesão de mais de seis mil mulheres brasileiras residentes no Brasil e no exterior, que se propõe a discutir as questões da mulher nas áreas da arte e da cultura.

 

Programação do Eixo Vozes Mulheres

Dia 14/11

Sarau: Mulherio das Letras Ceará – 14 às 15h

Mesa 1 – Toda Periferia é um centro poético – 15h30 às 17h30

Argentina Castro

Bia Rufino

Ma Njanu

Mediação: Nina Rizzi

 

Dia 15/11

Sarau: Mulherio das Letras Ceará – 14h às 15h

Mesa 2 – O Futuro é Ancestral – 15h30 às 17h30

Antônia Kanindé

Merremi Karão

Auritha Tabajara*

Mediação: Suene Honorato

 

Dia 16/11

Sarau: Mulherio das Letras Ceará – 14h às 15h

Mesa 3 – Escrever um Corpo – 15h30 às 17h30

Amyla Vidal

Sara Síntique

Elinalva Oliveira (Academia Feminina de Letras)

Kah Dantas

Stefany Mendes*

Mediação: Ametista Pinho

*Participantes a confirmar

 

Feira de Livros na Bienal Internacional do Ceará
Feira de Livros

Como nas edições anteriores, a Feira de Livros da XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará será realizada no andar térreo do Centro de Eventos do Ceará e contempla em seus espaços estandes de comercialização de livros, estandes institucionais, praças de convivência, praças de alimentação, café literário e sala exclusiva para autores e convidados, dentre outros espaços, com vistas a promover a política pública de acesso ao livro e leitura à população de forma econômica, promoção de editoras, autores e autoras, veteranos, novos e independentes.

A Bienal tem entrada franca em todas as atividades.


Serviço:

XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará

Local: Centro de Eventos do Ceará

Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz, Fortaleza – CE

Programação https://bienaldolivro.cultura.ce.gov.br/index.html#programacao

Bienal Internacional do Livro do Ceará 2022 (14ª Edição) (cultura.ce.gov.br)

2 thoughts on “Cavando Ideias • Bienal Internacional do Livro no Ceará

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copyright © 2024 Expedição CoMMúsica Política de privacidade | Audioman Pro by Catch Themes
Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com