II Feira das Formas Animadas

II Feira das Formas Animadas

II Feira das Formas Animadas tem programação gratuita voltada para pessoas de todas as idades entre 11 e 16 de outubro.

A mostra conta com oficinas, espetáculos e bate-papos com artistas do Brasil, Alemanha, Chile e Polônia. Atividades acontecem na Vila Itororó e nos teatros Arthur Azevedo e Sobrevento.

 

 

São Paulo, 3 de outubro de 2023 – A magia do teatro de bonecos é celebrada na terceira edição da Feira das Formas Animadas, uma mostra completamente gratuita feita em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, com atividades voltadas para bebês, crianças e adultos. O evento acontece de 11 a 16 de outubro, na Vila Itororó (dentro do C.R.F.A. – Centro de Referência das Formas Animadas) e nos teatros Sobrevento e Arthur Azevedo. 

Com curadoria de Sandra Vargas, Fabio Supérbi e Rodrigo Andrade, a mostra reúne 14 espetáculos de artistas reconhecidos pelo trabalho com teatro de bonecos e formas animadas no Brasil – de São Paulo, Pernambuco e Distrito Federal –, na Alemanha, no Chile e na Polônia. A programação ainda conta com uma série de oficinas e mesas de reflexão. 

Entre as atrações nacionais, estão as companhias O Que de Que (SP), com o espetáculo Cadê Meu Nariz?; Mevitevendo (SP), com Theatro Misterioso; Valdeck de Garanhuns (PE), com Simão e os Protetores das Florestas; XPTO (SP), com Mar, Maru, maré e a Ilha que não é; Lumiato (DF), com 2 Mundos; Maracujá Laboratório de Artes (SP), com Nerina, a Ovelha Negra; Sobrevento (SP), com o espetáculo para bebês Meu Jardim; e Noz (SP), com Cocô de Passarinho,

Já os convidados internacionais são Natalia Sakowicz (Polônia), com o trabalho Romance; Annafabuli (Alemanha), com os espetáculos Pedro e a Lua e O Príncipe Sapo; e Viajeinmóvil (Chile), com a peça Frankesntein.

Além dessa programação, durante todo o evento, o Museu de Bonecos do C.R.F.A. (Centro de Referência das Formas Animadas), na Vila Itororó, estará de portas abertas para visitantes conhecerem mais sobre essa forma de arte fascinante. É só aparecer!

E, em comemoração ao Dia das Crianças, algumas das apresentações e atividades que acontecem na Vila Itororó terão algodão doce e pipoca de graça para todos os presentes.

Confira a programação completa no site feiradasformasanimadas.com.br/

 

Sobre a Feira das Formas Animadas

Criada em 2020, a Feira das Formas Animadas nasceu graças aos recursos da Lei Aldir Blanc e teve como objetivo em sua primeira edição auxiliar coletivos, grupos e artistas, preferencialmente do Estado de São Paulo, que trabalham com as Formas Animadas, priorizando aqueles que não receberam nenhuma verba da Lei Aldir Blanc ou de outros editais culturais naquele ano. 

Para tal, a mostra abriu um chamamento nacional e selecionou 14 espetáculos de 12 coletivos/artistas para participar de uma mostra online, que aconteceu em 2021. Já a segunda edição do evento, já com parceria da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, teve sua versão presencial em 2022.

A Feira das Formas Animadas é uma idealização do Centro de Referências das Formas Animadas, da Terceira Via. O CRFA é um espaço de encontros e reflexões para fomentar pesquisas brasileiras, fortalecer suas ações e potencializar intercâmbios com outros países que pesquisam o Teatro de Bonecos há mais de um século. 

Em 2021, o centro iniciou suas turmas experimentais de criação em Formas Animadas, oferecendo oficinas especializadas em Teatro de Bonecos, uma Mostra Cênica com os alunos e artistas convidados, além deste festival para potencializar as ações desse segmento cultural no país. 

Visite o site do CRFA: crfa.com.br/

O C.R.F.A. e a Feira das Formas Animadas são idealizações da O Que De Que – oquedeque.com.br/

 

 

Sobre Sandra Vargas – curadora nacional 

Formada pela Universidade do Rio de Janeiro, Sandra Vargas é uma das fundadoras do grupo Sobrevento, tendo dirigido alguns dos espetáculos do repertório. Esteve indicada, em 1989, como Melhor Atriz e Revelação de Melhor Atriz para os Prêmios Mambembe e Coca-Cola. Em 2000, ganhou o Prêmio APCA (da Associação Paulista de Críticos de Arte) de Melhor Atriz. 

Apresentou-se com o Sobrevento em 23 estados brasileiros e em países de 4 continentes. Trabalha como atriz, dramaturga e manipuladora em quase todos os espetáculos do SOBREVENTO e responde pela curadoria de inúmeros festivais internacionais, como o FITO – Festival Internacional de Teatro de Objetos. Promoveu, também, palestras, mesas redondas e oficinas (destinadas a professores, crianças, jovens, ou profissionais de Teatro) em diversas áreas do Teatro de Animação. É responsável pela formação e pelo aperfeiçoamento de muitos marionetistas, além de orientar companhias teatrais de vários estados do país que buscam se aproximar do Teatro de Animação ou se aprofundar no Teatro de Objetos.

Sobre Fabio Supérbi – Curador Nacional

É narrador de histórias e marionetista. Trabalha com contos tradicionais, memória, cartas e literatura. Participou de grupos como o Núcleo Vendaval e o Coletivo de Ventiladores. É também parceiro de criação da O Que de Que. Possui título de mestre pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP), com enfoque no Teatro para crianças. É licenciado em 2004, pela mesma Universidade, na área das Artes Cênicas. Cruzou o mar para contar e ouvir histórias, hoje vive em Lisboa onde desenvolve suas pesquisas e suas criações. 

Sobre Rodrigo Andrade – Curador Nacional e Internacional

Fundador da O Que de Que, possui mais de 20 anos de experiência no Teatro das Formas Animadas. Já participou de festivais no Brasil, Rússia, Holanda, Espanha, Turquia, Albânia, Vietnã, Tailândia, Índia, Taiwan, Cazaquistão, Argentina, Venezuela e Equador. Co-produziu e idealizou o FESTIVAL INTERNACIONAL ROTAS de Teatro de Bonecos na cidade de Assis/SP em 2014. Ganhou os seguintes prêmios: Medalha de Prata de Melhor Ator no Ha Nói Festival, Premiado na Rússia e Cazaquistão e único artista brasileiro que abriu uma edição do Festival do Teatro Obraztsov, o maior Teatro de Bonecos do mundo, em Moscou. Andrade é o idealizador da I Feira das Formas Animadas de SP e do CRFA.

 


Serviço

III Feira das Formas Animadas

Quando: 11 a 16 de outubro

Teatro Arthur Azevedo – Avenida Paes de Barros, 955, Alto da Mooca C.R.F.A., na Vila Itororó – Rua Maestro Cardim, 60, Bela Vista

Teatro Sobrevento – Rua Cel. Albino Bairao, 42, Belenzinho

Quanto: grátis, com ingressos distribuídos 1h antes de cada apresentação

Programação completa em feiradasformasanimadas.com.br/

Livre para todas as idades

Pombo Correio Assessoria de Comunicação

 

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copyright © 2024 Expedição CoMMúsica Política de privacidade | Audioman Pro by Catch Themes
Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com