4º Encontro da série “Chá com a Academia Paulista de Letras”

4º Encontro da série “Chá com a Academia Paulista de Letras”

4º Encontro da série “Chá com a Academia Paulista de Letras”: Fundação Maria Luisa e Oscar Americano recebe Leandro Karnal e Mary Del Priore para bate-papo.

O encontro faz parte da série “Chá com a Academia Paulista de Letras”, que tem como objetivo fomentar discussões sobre as artes e a história da cidade de São Paulo

 

 

São Paulo, 11 de outubro de 2023 – No dia 19 de outubro, das 15h às 17h30, a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, que está localizada no bairro do Morumbi, em São Paulo (SP), realizará o quarto encontro da série “Chá com a Academia Paulista de Letras”.

O evento contará com a participação de Leandro Karnal, escritor, palestrante, curador, apresentador de TV e especialista em história da América, e Mary Del Priore, autora de 54 livros sobre história do Brasil e ganhadora de mais de 20 prêmios literários. Ambos são membros da Academia Paulista de Letras (APL), instituição paulistana sem fins lucrativos, cujo propósito é proteger o idioma e partilhar experiências literárias.

Érico Vital Brazil, responsável por parte da criação e produção executiva das séries culturais da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, conta que são os convidados e suas histórias que dão sentido ao evento: “São pessoas com diálogos existenciais e experiências de vida muito especiais – não à toa, estão na APL. O fato dos dois falarem sobre aspectos de suas vivências na cidade de São Paulo torna esse encontro mais do que especial”.

Já Del Priore, que é curadora e idealizadora da série “Chá com a Academia Paulista de Letras”, acredita que, hoje, a APL reúne grande parte dos intelectuais brasileiros: “A APL agrupa uma constelação de grandes nomes e a ideia da série é apresentá-los para a sociedade. Queremos criar um diálogo que permita que as pessoas se aproximem desses nomes potentes”.

Em relação aos tópicos abordados nesse bate-papo entre Karnal e Del Priore, a intelectual conta que podemos esperar uma conversa sobre as trajetórias de cada um, entrelaçadas pelo tema que os une: a história pública, campo de práticas da historiografia focado no grande público.

O bate-papo é seguido por um chá da tarde no salão, que é oferecido pela Fundação Maria Luisa e Oscar Americano a todos os presentes.

 

 

Série “Chá com a Academia Paulista de Letras”

O evento com Karnal e Del Priore é o último encontro do “Chá com a Academia Paulista de Letras” deste ano. Nos eventos anteriores, participaram Ignácio de Loyola Brandão, Gabriel Chalita, Antônio Penteado Mendonça, Maria Adelaide Amaral, Júlio Medaglia e a própria Del Priore.

Essa parceria entre a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano e a APL começou este ano e promete se estender para 2024. Segundo Del Priore, “essa série de eventos promove o diálogo entre duas instituições importantíssimas para a cidade e deve ser amplamente divulgada”.

Outra característica importante do “Chá com a Academia Paulista de Letras” é seu caráter filantrópico: os valores arrecadados com a venda de ingressos serão destinados a instituições promotoras de ações de reconhecido mérito social.

“Um dos objetivos da série é levar essas reflexões que acontecem na APL para fora dela. E qualquer recurso oriundo desses encontros é importante que seja destinado a instituições com reconhecido mérito social. Então, esse evento é uma doação pessoal do Karnal e da Mary e, inclusive, da própria Fundação”, completa Vital Brazil.

 

 

Fundação Maria Luisa e Oscar Americano

Criada em 1974, dois anos após o falecimento de Maria Luisa, a organização é uma contribuição de Oscar Americano à capital do estado. Além da casa em que viveram com os filhos durante 20 anos, a coleção de obras de arte e o extenso parque também foram disponibilizados para a cultura e o lazer dos moradores da cidade de São Paulo.

Hoje, essa fundação artístico-cultural oferece ao público visitas guiadas, concertos, exposições, um exuberante parque de 75 mil metros quadrados e várias atividades culturais, além de um acervo permanente único e extremamente expressivo focado na história do nosso país e nas diversas fases que constituem o Brasil. A Fundação Maria Luisa e Oscar Americano tem como missão a preservação de seu acervo, a promoção da cultura e das artes e o acesso público a este patrimônio.

 

SERVIÇO

Evento “Chá com a Academia Paulista de Letras”

Dia 19/10, das 15h às 17h30

Ingressos pelo site da Sympla

Av. Morumbi, 4077 – São Paulo (SP)

Estacionamento com valete, no valor de R$ 20,00

1137420077

https://www.fundacaooscaramericano.org.br/

Assessoria de Imprensa: Mira Comunicação

 

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copyright © 2024 Expedição CoMMúsica Política de privacidade | Audioman Pro by Catch Themes
Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com