Ação de Engajamento Instituto Janeraka

Ação de Engajamento Instituto Janeraka

Ação de Engajamento Instituto Janeraka e Expedição CoMMúsica para arrecadação de itens e fortalecimento financeiro do Instituto Janeraka e do Coletivo Constelar Ancestral. A Expedição CoMMúsica organiza um ponto de coleta de itens em São Paulo. 

 

 

São Paulo, 13 de outubro de 2023 – Pajé Timei Assurini é uma força cultural no médio Xingu, atuando em diversas frentes, seja divulgando os contos e narrativas xinguanas em podcasts, seja promovendo campanhas de engajamento e divulgação do conhecimento ancestral da etnia awaete.

Pajé Timei e Carla Romano, produtora cultural, participam da Expedição CoMMúsica desde o início do projeto e estão no Mapa. Um dos trabalhos da dupla é a série de podcasts no Canal Janeraka, com uma série de podcasts nos quais o objetivo principal é a divulgação da linguagem oral. Um trabalho inovador e sensível sobre as memórias, experiências e sentimentos da etnia Awaete.

Para conhecer a série de podcasts, confira o canal Janeraka:

https://anchor.fm/janeraka

 

A Ação de Engajamento Instituto Janeraka

As contribuições podem ser feitas em dinheiro ou envio de itens de material escolar, higiene pessoal, roupas, brinquedos e não perecíveis.

São diversos pontos de coleta e, em São Paulo, capital, os itens podem ser entregues na Expedição CoMMúsica e nós combinaremos com o Instituto o envio de tudo o que for arrecadado.

Tem uma mochila escolar em bom estado e não vai usar no próximo ano? E aquele material escolar que vai ser renovado? As crianças cresceram rápido e as roupas estão sem uso? Quem sabe você tenha itens em bom estado e sem utilidade. Participe da Ação de Engajamento do Instituto Janeraka e mande sua contribuição.

 

Pontos de coleta:

Expedição CoMMúsica – São Paulo

Av. Manoel Augusto de Alvarenga, 208 – Vila Marari – SP

CEP 04402-050

 

Para contribuição financeira:

Chave Pix: janerakaawaete@gmail.com 

ou info@janeraka.org

 

Envio direto de itens:

Para combinar o envio direto de itens para Belém, combinar pelo Direct do Instagram em  @janerakas ou @constelarancestral

 

Site do Instituto Janeraka: https://www.janeraka.org/#/

 

 

Sobre a etnia Awaete

“Localizados no Médio Xingu, no estado do Pará, no interior da Amazônia, os Asuriní do Xingu, ou Awaete como se autodenominam, são um povo de apenas 250 pessoas e 40 anos de contato. Artesãos, construtores, caçadores, agricultores, coletores, conhecedores da fauna e flora local, os Awaete possuíam sua autonomia baseada num sistema cultural complexo e equilibrado. Viviam parte do ano nômades, dispersos pelo território em núcleos familiares e na outra parte encontrava-se numa intensa festa celebrada na Tawywa, casa grande. Nestes encontros construíam e renovavam sua cultura e expandiam seu conhecimento sobre os territórios e seus habitantes pelas trocas entre seus clãs e muitas vezes acolhendo viajantes numa grande troca de saberes.

Um ponto comum da bibliografia acerca desta região é de que o termo “asuriní” ao qual Coudreau se refere provavelmente designava uma quantidade maior de povos indígenas que circulavam por essa região. Esse termo tem origem no termo juruna asóreni que designa vermelho. Embora ele seja atualmente aplicado aos Asuriní do Xingu é mais provável que esse termo designasse o grupo indígena Arawaté, pois estes últimos utilizam de forma abundante o urucum, de cor vermelha, enquanto que os Asuriní do Xingu utilizam jenipapo, de cor preta.” (NIMUENDAJÚ, 1948, p. 255; RIBEIRO, 2009, p. 61)

AUTO DENOMINAÇÃO: Awaete
LÍNGUA: Asurini, família Tupi-Guarani, tronco Tupi
TERRA INDÍGENA: Parque Indígena Kwatinemo
ÁREA OFICIAL: 387.834 ha. (ISA,2016)
STATUS TERRITORIAL: Demarcada e Homologada
UNIDADE ADM. FUNAI: Altamira/PA
BIOMA: Amazônia
BACIA HIDROGRÁFICA: Xingu
COBERTURA VEGETAL: Floresta Ombrófila Aberta (96.25 %) e Floresta Ombrófila Densa (3.75 %)
ALDEIAS: Kwatinema, Itaaka, Gavião, Muyryna e Janeraka.
POPULAÇÃO: Média de 250 PESSOAS
PRINCIPAIS SABERES TRADICIONAIS: Cestaria, Adornos corporais, Cerâmica, Marcenaria, Grafismo, Construção, Instrumentos Musicais, culturas Alimentares, Medicinais e Cosmologicas.

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copyright © 2024 Expedição CoMMúsica Política de privacidade | Audioman Pro by Catch Themes
Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com