Ulterror em Transcendent Origins: Paisagem Sonora Diversificada

Ulterror em Transcendent Origins: Paisagem Sonora Diversificada

Ulterror em Transcendent Origins: Paisagem Sonora Diversificada. Transcendent Origins é mais um lançamento do metal finlandês, agora pela banda Ulterror. É um álbum conceitual, que conta a história de um futuro distante e fictício da humanidade. Diferente de muitos álbuns conceituais, ele não tem necessariamente um tema singular e unificador. Isso pode ser visto tanto nas letras do álbum quanto na paisagem sonora geral.

Transcendent Origins, do Ulterror (FI), está disponível em formato digital e CD pela Inverse Records. Data de lançamento: 29 de março de 2024. A faixa 7, Beyond The Blackened Neil of Magellan, estará na Rádio Tucana em playlist especial.

A Jornada Musical

São Paulo, 9 de abril de 2024 – O álbum começa com uma introdução atmosférica e etérea, com sons flutuantes e efeitos sonoros espaciais. Essa introdução cria uma sensação de mistério e evoca a ideia de um universo desconhecido. À medida que as faixas seguem, os elementos são gradualmente substituídos por metal incandescente,  o que adiciona uma camada de calor e humanidade à música.

À medida que o álbum progride, as faixas exploram diferentes aspectos da história fictícia. Algumas faixas são energéticas e cheias de vida, com batidas pulsantes e riffs de guitarra sensacionais.

Outras faixas são mais contemplativas e melancólicas, com letras introspectivas e arranjos minimalistas, sem deixar de lado o pulsar do metal. Essas faixas exploram aspectos emocionais, mergulhando nas profundezas da psicologia do tema e transmitindo uma sensação de melancolia.

Para ouvir o álbum completo no canal tema da Ulterror:

Explorando o Transumanismo

Uma das principais questões levantadas nas letras é a ideia de transcendência humana por meio da tecnologia. O transumanismo é um movimento que busca aprimorar as capacidades humanas através do uso de tecnologias avançadas, como implantes cibernéticos e inteligência artificial.

No álbum, a banda aborda essa temática de forma crítica, questionando os limites éticos e morais dessa busca pela evolução tecnológica. Eles exploram os possíveis impactos dessa transformação no conceito de humanidade, levantando dúvidas sobre a perda da individualidade e a possibilidade de se tornar uma espécie de “ciborgue”.

Além disso, a relação entre homem e máquina também é abordada de maneira profunda nas letras. A banda questiona se a dependência cada vez maior da tecnologia está nos aproximando ou nos afastando uns dos outros. Uma pergunta fica: apesar de estarmos mais conectados virtualmente, podemos estar nos distanciando emocionalmente?

Os integrantes da banda também refletem sobre os avanços da inteligência artificial e o impacto que isso pode ter na sociedade e no emocional de cada um. Essa abordagem nos leva a questionar ou, ao menos, refletir sobre questões periféricas: a possibilidade de as máquinas substituírem os seres humanos em diversas áreas, como no mercado de trabalho e até mesmo nas relações afetivas. De muitas maneiras, prefiro não julgar tanto a temática ou direcionar a audição dos leitores: vale (sempre) mais a leitura de cada um da sonoridade e lírica da banda do que um review. E acrescento: os piores reviews são os que atribuem nota. 

Diversidade Sonora

Além dos estilos mais pesados e melódicos, o álbum também apresenta faixas com influências de outros gêneros musicais, como o rock progressivo. Essa diversidade de estilos musicais foi uma escolha consciente da banda, que buscava explorar diferentes sonoridades para enriquecer a experiência auditiva dos ouvintes.

Uma das faixas mais experimentais do álbum é “Greater Sublimations of Cosmic Panic”, que combina uma longa abertura instrumental com metal pesado, em perfeito equilíbrio vocal e instrumental. Nessa música, os arranjos se fundem com os riffs de guitarra e a bateria intensa, criando uma atmosfera grandiosa e épica.

Outra faixa que se destaca pela sua originalidade é “Beyond The Blackened Neil of Magellan”, música que entrará na programação da Rádio Tucana. Novamente, mas em abertura mais curta, a banda incorpora os altos e baixos em som contínuo. Movimento e rapidez, riffs volumosos e vocal potente. 

Com essas diferentes influências, Transcendent Origins se torna um álbum verdadeiramente único. Cada faixa é cuidadosamente construída para complementar as letras e transmitir as emoções e mensagens contidas nelas. A banda se orgulha de ter criado um trabalho que reflete sua identidade artística, com as opiniões de todos sendo respeitadas, o que demonstra sua paixão pela música.

Tracklist/ISRC-codes:

01. Iris (FI3FC2346301)
02. Greater Sublimations of Cosmic Panic (FI3FC2346302)
03. Born Anew As One (FI3FC2346303)
04. Aether Expedition (FI3FC2346304)
05. Cryogenesis (FI3FC2346305)
06. Death Aegis Exhumation (FI3FC2346306)
07. Beyond The Blackened Veil Of Magellan (FI3FC2346307)
08. Vector Nebula (FI3FC2346308)
09. Hollow Vessel Parasitization (FI3FC2346309)
10. Undying Storms Of Divine Immolation (FI3FC2346310)

 

Ulterror nas redes:

Ulterror @ Facebook

https://www.instagram.com/ulterrorband/

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com