Fábricas de Cultura comemoram o Dia do Metal
Fábricas de Cultura comemoram o Dia do Metal disponibilizando digitalmente ilustrações baseadas nas músicas de Andre Matos
Obras de graffiti estão disponíveis para download no site das Fábricas
São Paulo, 6 de junho de 2024 – Em comemoração ao Dia do Metal, que acontece neste sábado (08), as Fábricas de Cultura disponibilizaram obras de graffiti no site oficial da organização para download, de maneira gratuita. A data celebra o legado de Andre Matos, vocalista de bandas como Viper, Angra e Shaman, que este ano tem como marco cinco anos de sua morte. Foram convidados oito grafiteiros para interpretar, traduzindo em imagens, as canções do Maestro do Rock.
Entre as músicas estão “Living for the Night”, da banda Viper, idealizada pelo grafiteiro Rico; “Make Believe”, da banda Angra, realizada por Soneca; “Carry On”, da banda Angra, criada por Nino; também foi realizado um retrato de Andre Matos, criado por Melancia; interpretação da música “Nothing to Say”, da banda Angra, criada por Mandi; “For Tomorrow”, da banda Shaman, pelo grafiteiro Chuck; “Fairy Tale”, da banda Shaman, criada por Mel Zabunov e “Endeavour”, da banda Andre Matos Solo, Jae Alves.
A ação faz parte do Projeto Galeria da Quebrada que já homenageou outros artistas como Rita Lee, Sabotage e Adoniran Barbosa, tendo como objetivo democratizar o acesso à arte, seja levando arte para as ruas de bairros da periferia de São Paulo, Santos e São Bernardo do Campo; seja de maneira online, com telas de graffiti para download. As imagens baixadas podem servir de inspiração para outros artistas independentes, podendo também ser impressas, utilizadas como papel de parede para celular ou computador.
Dia do Metal
O Dia do Metal foi instituído em 2019 na cidade de São Paulo como forma de homenagear o músico Andre Matos, referência no metal e vocalista das bandas Viper, Angra e Shaman, e que faleceu em 8 de junho daquele ano. Além disso, também foi instituído na cidade a Semana do Rock, como forma de celebrar o gênero que é uma das mais expressivas tradições culturais da cidade.
Sobre as Fábricas de Cultura – Desenvolvido desde 2007 pelo Governo do Estado, com recursos do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento e da Secretaria de Estado da Cultura, atual Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, o Programa Fábricas de Cultura foi criado para estimular o desenvolvimento integral de cidadãos por meio da valorização e ampliação de universos culturais e da convivência e experimentação artística, bem como incentivar e potencializar a articulação de redes culturais. As Fábricas de Cultura oferecem à população uma diversa e intensa programação cultural, com cursos de dança, teatro, música, circo, artes visuais, multimeios e xadrez, além de sessões de cinema, shows musicais, bibliotecas com cerca de cinco mil títulos cada e estúdios de áudio e vídeo. Desde 2020, as Fábricas passaram a agregar também as artes digitais, com abordagem nas linguagens de tecnologia e inovação, no intuito de preparar os jovens para as novas profissões e oportunidades do futuro. O Programa é voltado a todas as idades. Sete das 15 unidades das Fábricas em São Paulo são geridas pela Organização Social Catavento: as da zona Leste de São Paulo e das cidades de São Bernardo do Campo e de Santos que, no total, receberam um público de mais de 788 mil pessoas em 2022.
Serviço
Dia do Metal – homenagem a André Matos
Data: de 08 de junho a 31 de agosto
Local: Site das Fábricas de Cultura, obras disponíveis para download
GRATUITO