Sertão e Mulheres; Literatura e Premiações
Sertão e Mulheres; Literatura e Premiações é artigo de Michele Fernandes em sua coluna semanal na Expedição CoMMúsica.
Como gosto de indicar livros escritos por mulheres e de valorizar a produção literária feminina, fico sempre muito feliz ao encontrar obras de autoras entre finalistas em premiações. É importante destacar continuamente a literatura produzida por mulheres, nos diferentes espaços hoje ocupados, sejam autoras independentes, sejam consagradas. Isso é fundamental para a manutenção das obras aparentemente estabelecidas e ampliação de cada vez mais lugares para a nossa expressão.
Sendo assim, anteriormente, escrevi um artigo intitulado “Prêmio Kindle: Um Prêmio para as Escritoras” falando sobre o prêmio exclusivo a autores e autoras independentes e enfatizando as mulheres que já garantiram o primeiro lugar nas edições anteriores da premiação.
No dia 01/12, saíram os nomes dos finalistas do concurso em andamento e não foi espanto encontrar “Meus Sertões de Você”, da autora Alice Betânia Miranda. Li a obra um pouco depois de escrever o artigo e com certeza teria entrado nas indicações.
“Meus Sertões de Você” é, antes de tudo, uma história de amor. Aliás, de amores! Pois o romance chama a atenção aos vários tipos de afetos presentes (ou ausentes) em nosso dia a dia. Isabel, a protagonista, é uma jovem com deficiência que mora no sertão nordestino, criada pela avó, enquanto a mãe trabalha como doméstica em São Paulo. Sua vida muda quando chega Sara trazendo notícias sobre a morte da mãe de Isabel, sua babá na infância. A trama vai aos poucos ganhando rumos imprevistos.
Narrada em primeira pessoa por Isabel, que dirige suas palavras a Sara, carregada de um tom poético, um pouco melancólico, mas fluido e instigante, a trama também nos faz refletir sobre questões sociais e sobre a força das mulheres. Discute, entre muitos temas, as diferenças sociais nas relações de trabalho, em especial o trabalho doméstico remunerado, levanta questões de perda e luto, abrange saúde mental e outros temas polêmicos. O que alinhava tudo isso é um drama familiar rebuscado, desvendando o que há por trás de uma família cheia de segredos.
Além de “Meus Sertões de Você”, também são finalistas do 7º prêmio Kindle, os romances “Ébano Sobre os Canaviais”, de Adriana Vieira Lomar, “Onde pousam os urubus”, de André L. Braga, “Se tu me quisesse”, de Jadna Alana, e “O Piloto”, de Walther Moreira Santos. Os finalistas terão a obra concorrente adaptada para audiobook.
O júri conta com nomes de relevância na literatura nacional: Ana Maria Gonçalves, autora de “Um Defeito de Cor”, Jeferson Tenório, autor de “O Avesso da Pele”, e Sueli Carneiro, uma das principais autoras de obras relacionadas ao feminismo negro no Brasil.
O vencedor ou vencedora levará um prêmio em dinheiro de R$50.000,00 e terá seu livro publicado pelo Grupo Editorial Record.