14/10 • 7ª edição do Festival Plano de Menina

14/10 • 7ª edição do Festival Plano de Menina

14/10 • 7ª edição do Festival Plano de Menina no Masp (SP) e o tema orientador é a Saúde Mental. 

Com o tema “Cuidar é Poder”, o evento é realizado pelo Instituto Plano de Menina e leva ao palco influenciadoras, executivas e alunas para debater formas de autocuidado e autoestima.

 

 

São Paulo, 9 de outubro de 2023 – Em maio deste ano foi decretado o fim da pandemia de covid-19, porém os efeitos causados pelas mudanças vividas durante esse três anos serão perenes, sobretudo na questão da Saúde Mental das pessoas. E, desde o início desta crise global, o Instituto Plano de Menina, projeto social brasileiro que capacita e conecta meninas de periferia a oportunidades de emprego, tem avaliado esses impactos na juventude e para mulheres, de forma geral, principalmente no mercado de trabalho, onde já inseriu mais de 500 meninas em empresas globais como, por exemplo, Ambev, The Body Shop e Unilever, nesses sete anos de atividade.

Pensando nisso, a entidade trouxe a Saúde Mental e seus impactos na vida da mulher como tema foco para a 7ª edição de seu Festival Plano de Menina, que acontece dia 14 de outubro, das 13h30 às 18h30, no MASP, em SP. Por meio de debates com influenciadoras, executivas e alunas sobre formas de autocuidado e autoestima, o evento anual tem objetivo de trazer luz e conhecimento para que mais mulheres alcancem maior equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

O tema foco sobre Saúde Mental para a edição de 2023 foi definido a partir dos insights sobre a relação do universo feminino com o mercado de trabalho, obtidos por uma ferramenta de Big Data proprietária da consultoria parceira Wiz&Watcher na pesquisa “Meninas e o futuro do trabalho”, realizada com meninas de 18 a 25 anos do programa Plano de Menina, após a edição de 2022 que reuniu cerca de 350 pessoas em 6 horas de programação com especialistas, executivas, influenciadoras, artistas e integrantes do Instituto. 

“É com o coração transbordando que celebramos essa edição, um evento que se tornou uma referência, atraindo um público de mais de 10 mil pessoas em todas as edições. Ver o Festival Plano de Menina florescer ao longo desses anos tem sido uma jornada incrível. É um marco de inspiração, educação e empoderamento para as meninas do projeto e para todos aqueles que acreditam em nosso propósito”, conta  Viviane Duarte, Presidente do Instituto. 

A edição deste ano, traz como grande novidade a premiação ‘Musas que Inspiram Gerações’, um testemunho do compromisso do instituto em ouvir atentamente as vozes de meninas, que ensinam a importância de se sentirem representadas por artistas, executivas e/ou empresas. A iniciativa que irá reconhecer mulheres nas categorias “Internet: musa da redes sociais”, “Entretenimento: hit do momento” e “Inspiração: Ela me representa”, além de empresas dos sonhos em “Carreira: empresa dos sonhos”, todas indicadas e votadas por meninas. As indicadas à premiação foram escolhidas pelo comitê de Embaixadoras Teens do Instituto e a definição da vencedora ficou a cargo de voto popular online. A votação está aberta pelo Link até 11 de outubro 

O prêmio ainda conta com o conceito criado pela multiartista Verena Smit, que colocou sua estética nas frases que guiam a premiação e no troféu que as vencedoras receberão. Verena é colaboradora criativa brasileira da marca italiana Gucci desde 2015. Seu trabalho já passou pelas páginas de publicações renomadas como Vogue Brasil, Harper’s Bazaar Brasil e Folha de São Paulo. Também contribuiu para projetos de grandes marcas brasileiras, como Arezzo, Fórum e Melissa, além de artistas como Marcelo D2.

Conteúdo do Festival em 2023: O evento traz ao público uma imersão no universo do autocuidado, amor próprio e empoderamento. O painel central “Autoestima se constrói em rede” terá a participação de Carol Tilkian, Pesquisadora de amor e relações afetivas, psicanalista, colunista, fundadora do @_amorespossiveis, Zé Ricardo, Comunicação Institucional do Instituto PDH, a Embaixadora Teen do Instituto Amanda Guimarães e Daniel Crevelanti Embaixador Teen do Plano de Menino.

A marca Madrinha desde a fundação do Instituto, a Seda, realiza o painel “Uma princesa puxa a outra”, inspirado na nova campanha de Seda Juntinhos, que abordará a desconstrução do padrão de princesas e a importância de ter novas inspirações – em todas as áreas – para gerar identificação nas meninas. E para colocar em prática, o workshop “Cabelo de realeza” ensinará penteados para cabelos crespos e cacheados e técnicas para cuidados e a valorização dos cabelos.

Dando continuidade à campanha #ElasNaDireção, que fornecerá CNHs gratuitas para mulheres de todo o Brasil, a Chevrolet levará ao palco um painel inspirador discutindo a importância do empoderamento feminino no contexto da direção e mobilidade, como superar medos e levantando a reflexão sobre os desafios e as conquistas no trânsito e na vida. O papo contará com Adriana Quintas, Diretora de Diversidade e Inclusão da GM, a influenciadora Tchulim e as Embaixadoras Teen do Plano de Menina Julia Teodoro e Marina Carregosa. Além disso, será feito o grande anúncio das mulheres selecionadas para o processo de CNH. A Chevrolet fez um aporte de 1 milhão de reais e a arrecadação online atingiu R$1.143.554,72, com o apoio do público e de marcas como L’oreal, Mynd, WMCCann, permitindo que mais de 200 mulheres sejam contempladas em todo o Brasil.

Gabriela Corrêa, da Lady Driver, aplicativo de transporte focado em mulheres, lidera o painel “Mulheres no Volante: Empoderamento e Mobilidade”, com um diálogo que representa a força e a resiliência das mulheres em todas as esferas. Ao lado de Samara Valeriano, Licenciada Lady Driver em Petrolina – PE e Juazeiro – BA, Ludmila Corrêa, Licenciada de Belo Horizonte – MG, e a Embaixadora Teen Raquel Alves, elas compartilharão experiências e insights sobre como as mulheres estão se destacando na indústria de transporte e como a mobilidade influencia o empoderamento feminino, trazendo tópicos como desafios superados, histórias inspiradoras e a importância da representatividade.

Já nos workshops, o Banco Pan estará presente com um workshop exclusivo, “Vamos falar de dinheiro?”, onde compartilhará dicas essenciais de planejamento financeiro, ensinando como economizar e se programar para concretizar planos financeiros. Essa iniciativa ajudará as jovens a se tornarem financeiramente independentes, um passo crucial para seu crescimento.

Os workshops também contam com Carmela Borst, CEO, idealizadora e co-fundadora da SoulCode Academy, em um bate-papo sobre a carreira de tecnologia. E o time do LinkedIn levando dicas para preparar currículo e técnicas para entrevistas.

As atrações musicais do Festival trazem a exaltação feminina por meio da música, com: Samba de Dandara – samba de empoderamento e exaltação às mulheres sambistas -, as ritmistas do Bloco Pagu, a Sarah Renata, participante da 7ª temporada do programa The Voice Brasil, e a cantora, compositora e instrumentista Mari Merenda, que teve mais de 84 milhões de visualizações em seus vídeos cantando e tocando asalato, uma percussão africana.

Tem ainda o talk “Do Plano de Menina para o Mundo” mostrará o poder de fazer acontecer, com a apresentação de meninas do Instituto que ultrapassaram fronteiras vivendo experiências fora do Brasil.

  Parceiros – Este ano, Chevrolet e Seda são Marcas Madrinhas Power do Festival. O Banco Pan, Lady Driver e The Body Shop entram como Marcas Madrinhas Glam. Além disso, o evento também conta com marcas Aliadas: Hershey’s, eQlibri, Buscofem, Pantys e SoulCode.

“Estamos entusiasmadas e ansiosas criando com muito carinho mais um dia de celebração, aprendizado e conexões que fortalecerão o caminho dessas jovens rumo ao sucesso e à realização pessoal”, finaliza Viviane.

O evento é gratuito e aberto ao público, mediante retirada prévia online de ingresso por meio do site Sympla.

 

 

SERVIÇO: Festival Plano de Menina

Data: 14 de outubro de 2022

Horário: 13h às 19h

Local: MASP – Av. Paulista, 1578 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01310-200

Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/festival-plano-de-menina-2023/2143509

 

SOBRE O INSTITUTO PLANO DE MENINA – Fundado em 2016 pela jornalista Viviane Duarte, o Instituto atua com a missão de capacitar e conectar meninas brasileiras de periferia, de 14 a 24 anos, a grandes oportunidades que as tornem protagonistas de suas histórias. Por meio de jornadas digitais e presenciais, empregabilidade, bolsas de estudo e outras iniciativas, o projeto social prepara e impulsiona o desenvolvimento das soft e hard skills necessárias para que realizem seus planos. Atualmente, o Plano de Menina atua em 10 estados do país e já impactou 3 mil meninas em projetos presenciais, 2 milhões no online e empregou 114 delas em empresas globais.

Assessoria de imprensa:  Combo Comunicação


Manifesto da Expedição CoMMúsica

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com