Por Todas as Bandas do Brasil abre inscrições

Por Todas as Bandas do Brasil abre inscrições

Por Todas as Bandas do Brasil abre inscrições e chega a Laje do Muriaé, Cruzeta e Carnaúba dos Dantas

Cidades do interior do RJ e do RN recebem atividades de capacitação pedagógica e de ensino de instrumentos, a partir de 13/10. Inscrições para as oficinas gratuitas já estão abertas. Projeto é parte do Programa Arte de Toda Gente, parceria entre a Funarte e a UFRJ.

 

 

Pessoas sentadas e com instrumentos musicais, em aula com um maestro em uma quadra escolar. Por Todas as Bandas do Brasil abre inscrições
Por Todas As Bandas do Brasil em Barra do Piraí (RJ) – arte sobre foto de divulgação

 

São Paulo, 9 de outubro de 2023 – A partir do dia 13 de outubro, o Por Todas as Bandas do Brasil oferece capacitações presenciais gratuitas em instrumentos de sopro, percussão e linguagem musical na cidade fluminense de Laje do Muriaé e também em Carnaúba dos Dantas e Cruzeta, no Rio Grande do Norte.

Paralelamente, serão oferecidos ainda cursos, palestras e rodas de conversa on-line, também gratuitos, através da Academia Arte de Toda Gente (https://artedetodagente.com.br/academia-arte-de-toda-gente/), na qual será ofertado, ainda, o Curso de Gestão Cultural Criativa, acessível a todos os profissionais da área cultural, produtores, regentes, instrumentistas e gestores culturais.

Inscrições e mais informações no site www.projetobandasdemusica.com.br. A ação é parte do Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música, projeto de extensão da Escola de Música da UFRJ que integra o programa Arte de Toda Gente, parceria entre a Funarte e a UFRJ.

Nas cidades do estado do Rio de Janeiro, as ações têm também como parceira a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro – SECEC/RJ. Já no Rio Grande do Norte, as ações foram propostas pelo projeto Por Essas Bandas do RN, da Escola de Música da UFRN, que é coordenado pelos professores Adalto Soares e Ezequias Lira.

O Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música tem por objetivo dar suporte pedagógico na produção de novas obras para banda de música e um intenso trabalho de edição de partituras, bem como cursos de capacitação para regentes, compositores e instrumentistas, além de promover gravações a partir das apresentações artísticas com bandas sinfônicas e bandas de música de diversas partes do Brasil.

O intuito de divulgação do repertório ao grande público da música sinfônica escrita especificamente para banda se alia na própria utilização desse material como elemento de suporte didático e pedagógico, oferecendo padrões artísticos e referências de interpretação para as bandas de todas as partes do Brasil – principalmente as localizadas em cidades do interior.

A proposta é que as apresentações sejam disponibilizadas em audiovisual, juntamente às partituras, em formato PDF. O projeto atua igualmente na publicação de artigos, textos e manuais para o maestro da banda, bem como suporte para a produção de curso em EAD.

 

 

As Oficinas e seus professores

Em Laje do Muriaé – RJ

1) Regência de Banda e Metodologia do Ensino Coletivo de Sopros e Percussão: Gabriel Delatorre

2) Flauta Transversal: Jean Gabriel

3) Clarineta: João Pedro

4) Saxofone: Rodolfo Fontoura

5) Trompete: Leandro Soares

6) Trombone/Eufônio/Tuba: Everson Moraes

7) Percussão: Tiago Calderano

8) Produção: Felipe Portugal

 

Em Cruzeta (13/10) e Carnaúba dos Dantas (14 e 15/10) – RN

1) Flauta: Walerya Fernanda

2) Oboé: Maria Santos

3) Clarineta: João Paulo Jottape

4) Fagote: Alexandre Santos

5) Trompa/Metais: Adalto Soares

6) Percussão: Silvia Soares

7) Violão: Ezequias Lira

8) Teclado/Piano: Joana Holanda

 

 

O Projeto Bandas

O Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música tem por objetivo dar suporte pedagógico na produção de novas obras para banda de música e um intenso trabalho de edição de partituras, bem como cursos de capacitação para regentes, compositores e instrumentistas, além de promover gravações a partir das apresentações artísticas com bandas sinfônicas e bandas de música de diversas partes do Brasil. O intuito de divulgação do repertório ao grande público da música sinfônica escrita especificamente para banda se alia na própria utilização desse material como elemento de suporte didático e pedagógico, oferecendo padrões artísticos e referências de interpretação para as bandas de todas as partes do Brasil – principalmente as localizadas em cidades do interior. A proposta é que as apresentações sejam disponibilizadas em audiovisual, juntamente às partituras, em formato PDF. O projeto atua igualmente na publicação de artigos, textos e manuais para o maestro da banda, bem como suporte para a produção de curso em EAD.

 

Programa Arte de Toda Gente (parceria Funarte-UFRJ)

A parceria Arte de Toda Gente, entre a Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, teve início em 2020 com o objetivo de desenvolver os projetos Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos (www.sinos.art.br), Bossa Criativa (www.bossacriativa.art.br) e Um Novo Olhar (https://umnovolhar.art.br). A esse conjunto de projetos somaram-se posteriormente o Arte em Circuito e a XXIV Bienal de Música Brasileira Contemporânea; o Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música e o Projeto Ópera, além da Academia Arte de Toda Gente. Todos com a curadoria da Escola de Música da UFRJ. Atualmente, a iniciativa viabiliza centenas de outras parcerias pelo Brasil, com as mais importantes instituições de arte, cultura e educação.

 

Serviço:

Ação Por Todas as Bandas do Brasil, do programa Arte de Toda Gente

Onde e quando: Laje do Muriaé (RJ) – 3 à 15/10, Cruzeta (RN) – 13/10 e Carnaúba dos Dantas (RN) – 14 e 15/10

Mais informações e Inscrições gratuitas abertas no site www.projetobandasdemusica.com.br

Realização

Fundação Nacional de Artes – Funarte | Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Informações sobre esse e outros programas da Funarte www.funarte.gov.br

 

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copyright © 2024 Expedição CoMMúsica Política de privacidade | Audioman Pro by Catch Themes
Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com