Literatura independente é destaque da Casa Baderna pra FLIP 2023
Literatura independente é destaque da Casa Baderna. Editora estará localizada no centro histórico de Paraty, com uma programação inteiramente voltada à literatura marginal e periférica
São Paulo, 22 de novembro de 2023 – Um ano depois de estrear na FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty), a editora Baderna volta ao evento com uma programação completa de saraus, slams, oficinas, mesas, lançamentos e dezenas de outras atividades protagonizadas por autores com uma produção de extrema relevância para literatura contemporânea, porém pouco badalados pelo mercado editorial. Diferente da primeira participação que contou apenas com duas tendas, uma kombi e uma caixa de som, na edição deste ano a editora terá seu espaço próprio no Centro Histórico da cidade, de 22 a 26 de novembro em Paraty, Rio de Janeiro.
Uma das novidades da Casa Baderna para esse ano, será o lançamento da tradução do livro Unspoken, lançado no Brasil como Mulheres Reis, fruto da pesquisa da Rainha Ronke Ademiluyi-Ogunwusi, da Nigéria, sobre as OBA OBINRIN – mulheres iorubanas que governaram como reis em séculos passados.
“O livro celebra as mulheres monarcas da Nigéria e apresenta como foram suas jornadas para chegar a Reis e suas formas de governar, nas palavras da Rainha Ronke, uma obra pra inspirar e encorajar mais mulheres a tomarem papéis de liderança na sociedade” explica Eliana de Freitas, sócia da Baderna e responsável pela coordenação dessa publicação.
O lançamento acontecerá na noite de sábado, no palco dos autores, localizado no areal do pontal, com a presença das poeta Mel Duarte e King Abraba, atual campeã do Slam SP (etapa estadual do circuito de batalhas de poesia falada), que também estará lançando seu livro novo, Abraba, pela Baderna, a obra mistura poesias inéditas com alguns de seus textos mais emblemáticos que se tornaram clássicos pelas rodas de slam do país. “Ao mesmo tempo que dialoga com a história de várias outras mulheres negras, o livro é uma autobiografia poética, traz memórias e vivências de diversos períodos da vida da autora”, ressalta Carolina Peixoto, sócia da Baderna e editora da obra.
Outro grande destaque da programação, marcado para a sexta-feira, será a mesa literária “Vida Palestina sob estado de apartheid”, realizada em parceria com a editora Periferias, que contará com a presença da jornalista Zukiswa Wanner (Zâmbia), e da rapper Maj (palestino-brasileira), que fará um pocketshow no encerramento da atividade.
A cena dos Slams terá grande destaque na Casa Baderna. Além de “Abraba”, o line-up terá as batalhas do Slam do 13 e Slam das Minas-SP, e lançamentos de nomes importantes do movimento, como Matriarcak, Laura Conceição, Naiá Curumim e Santos Drummond. Compõem, também, a programação da Casa autores e obras ligadas à Câmara Periférica de Livros e da editora Periferias, ambos parceiros e apoiadores da Baderna, ao lado da agência MGiora.
Veja a seguir a programação completa:
Quarta-feira – dia 22
21h – Sarau Baderna com Lançamento da obra “De Passagem mas não a passeio”, da poeta Dinha
Quinta-feira – dia 23
11h – Intervenção Oráculo de Anderson Moraes
14h – Lançamento: Democracia e Direitos Humanos no mundo do trabalho
15h – Lançamentos: Escrevivendo experiências anti racistas nas escolas públicas OWÉ: Suleando identidades Germinando ações e saberes nas escolas públicas periféricas
16h – Mesa: Narrativas e Mulheridades na literatura contemporânea, com Jéssica Balbino e Poliana Hérica (Abertura: Aflordescendente canta Carolina Maria de Jesus)
18h – Raízes Literárias: Histórias vividas e escritas, com Eliana de Freitas, Lizandra Magon e Dinha – Mediação Katy Navarro
20h – Lançamento: Poesia Viva, de Matriarcak, Laura Conceição e Naiá Curumim
Encerramento: Pocketshow de Laura Conceição
Sexta-feira – dia 24
11h – Brincadeiras poéticas com Carolina Peixoto.
11h30 – Lançamento: A vingança dos sete mares, de Luis Lomenha.
14h – BATE- PAPO: Cenários e consciência: vivências amazônicas na literatura contra o racismo ambiental, com Preto Michel e Câmara Periférica do Livro.
15h – Lançamento: Migrações no Sul-Sul publicações: revista Periferias | Justiça e direitos nas migrações Sul-Sul Reafirmando direitos para as populações haitianas no Brasil com: Heloisa Melino, Richemond Dacilien e Mediação Daniel Martins
16h – A vida Palestina sob estado de apartheid com Zukiswa Wanner (Zâmbia), Maj (palestino-brasileira) mediação Nasser Sawan (Sírio Palestino), Pocketshow: MAJ
18h – O segredo da poética nas palavras não escritas, com Midria, Ibu Helena e Gênesis Mediação Pam Araujo.
19h Lançamento ABRABA King, mediação Apêagá
20h – Performance AfroDubVersivo, com Nelson Maca com participação de Jeff Rodrigues
21h – Slam do 13 Lançamento Santos Drummond
Sábado – dia 25
11h – Literatura na infância – Bruna Burkert, Luis Lomenha e Carol Peixoto
14h – Poéticas visuais negras e palavras inspiradoras, com Mel Duarte e Manuela Navas Mediação Mariane Del Rei
15h Lançamento livro Rio por inteiro Henrique Silveira
16h Slam na américa latina e territórios alcançados com a palavra (Baderna)
Abertura Intervenção King
Conversa com Mel duarte, Paulx Gialdroni e Mercuria
18h –Mesa Literária: Pagu – Legado literário feminino e os reflexos contemporâneos, com Taty Leite, Luna Vitrolira, Pam Araujo (Abertura intervenção com Luiza Romão)
19h – Lançamento coletânea editora Philos
19h – Roda de Conversa publicação de Mulheres Reis, com Mel Duarte e Eliana de Freiras, no Auditório da Praça Areal
20h –Slam das Minas SP
Domingo – dia 26
11h Bate-papo com Bruna Burkert e Oficina infantil: Garrafas Sensoriais
Baderna no palco Ocupa Paratii
Sexta – 16h – Primeiro Ato Salm
Sábado – 16h Slam do verso
Sábado – 18h As minas do Slam Editora Periferias
Serviço
Festa Literária Internacional de Paraty, RJ
de 22 a 26 de novembro, 2023
Casa Baderna
Rua Marechal Santos Dias, 27 Centro Histórico – Paraty-RJ