Sons da Resistência #58

Sons da Resistência #58 Brasil • Itália

 Sons da Resistência, agora na edição #58. Nesta sexta-feira • 28/10 • 21h, com comentário de Andersen Viana, compositor e professor na Fundação Clóvis Salgado.

Friday • 10/28 • 9p.m. (GMT-3 Brasília)

 

 

Sons da Resistência Brasil • Itália tem sua estreia sempre no Brasil, pela rádio Expedição CoMMúsica, com curadoria e apresentação de Elizabeth Del Nero Tuca, toda sexta, às 21h.

 

O programa Sons da Resistência recebe esse nome por apresentar somente artistas independentes e atuantes na cena underground. Apresentamos rock, garage, pop, punk, metal, rap, alternativo, folk, instrumental em um mesmo programa ou em edições especiais.

Para ouvir:

www.commusica.com.br

 

 

Sons da Resistência #58

Voodoo Drummer – Drunk Dionysus – música de fundo e encerramento

Voodoo Drummer em ‘Drunk Dionysus’ com ft. de Mamadou Diabaté, nova composição do Voodoo Drummer, grupo grego de rock folk progressivo. Participaram desta produção: Voodoo Drummer na bateria e percussão, Stavros Parginos no violoncelo e a participação especial de Mamadou Diabate, no balafon.

Rock na Lavanderia – Ele Não

Além da banda, “Ele não” conta com a especialíssima participação da cantora Lirous K’yo (Ela sim!). Como o seu próprio nome sugere, a artista embeleza a música com a expressividade marcante de seus agudos vocais líricos.

Geração Mangue – Guerreiro

O rockmangue é um som influenciado pela música regional, pelo hip-hop e por todas as desinências musicais e culturais dos anos 90. É um influente cunho sonoro vindo dos ritmos culturais pernambucanos e uma visão nacional e universal como samba, rock, blues e outros.

kaleidoskope – Cegueira

Kaleidoskope lança o segundo álbum • ‘2’. O álbum traz participações de artistas como Daniela Firme e GOG. A banda faz show de lançamento de “2” no dia 16/10, em Brasília. O novo som é um lançamento do selo musical Marã Música. Mesmo que haja uma predominância do rock, a sonoridade do álbum é um mix de diversos estilos.

Lalinha – Liquidificadoido

Cantor e compositor capixaba, de Pinheiros, que faz arte em forma de música. Lalinha ecoa a voz do povo e das ruas, de forma orgânica e natural, como representante legítimo da música alternativa. Com uma pegada de rock que lembra artistas que se foram como Cássia Eller e Chorão, com um timbre grave, de personalidade forte, como o de Zeca Baleiro e Zé Ramalho, você ainda vai ouvir falar muito em Lalinha Walas.

Abrahones – The Night is not my Friend

Formado em medicina, profissão que exerce paralelamente aos talentos musicais, Abrahones é um cronista do cotidiano e faz de suas canções um processo terapêutico, um diário de experiências pessoais e de sua relação com o mundo. Através de suas incessantes composições em português e inglês, o artista mostra uma sonoridade visceral calcada no rock clássico dos anos 1960 e 1970, somada ao alternativo grunge dos anos 1990. Sua versatilidade mistura ainda outros estilos como reggae, folk e surf music.

Julio Malc – Dançou Geral

Julio Malc lança single gravado no estúdio do Rick Bonadio. Na sexta-feira, dia 16 de setembro, o cantor e compositor Julio Malc lançou oficialmente nas plataformas de streaming a faixa “Dançou Geral”, gravada no estúdio Midas do renomado produtor musical Rick Bonadio.

Mansfield – Chasing After You

Mansfield está de volta com ‘Chasing after You’. Os roqueiros indie dinamarqueses Mansfield estão de volta com seu novo single ‘Chasing after You’, uma música apaixonada sobre saudade e confusão. Instantaneamente atraente com seus riffs de guitarra divertidos e um refrão instantâneo, a música é cativante do início ao fim.

Nuit d’Encre – De l’autre côté (instrumental)

Lançamento instrumental solo de Nuit d’Encre em 07 de outubro de 2022 pelo selo Prods. Bitume. Dois anos depois de “Sans Maux Dire…”, o projeto Nuit D’Encre lança seu segundo álbum: “De l’autre Côté”. Através de oito faixas, consegue conduzir-nos a um mundo musical com uma identidade muito pessoal e original. O músico parisiense, que assume todas as partes de guitarra, baixo e teclado, desenha paisagens sonoras com diferentes zonas climáticas.

Burning Flag – This is Russia! (Instrumental)

Burning Flag • punk hardcore em ‘Time of Troubles’ – Burning Flag • punk hardcore e Antreib • thrash metal, duas bandas russas em álbum split, dividido. Esse álbum é último lançamento da banda de São Petesburgo, Rússia, a Burning Flag, destaque do post. Artemy Volinsky, Confront Stage, que foi guitarrista entre 2016 e 2017, é quem nos fez a apresentação e curtimos o som. O álbum ‘Time of Troubles’ é composto por 8 faixas, sendo quatro de cada banda: Burning Flag e Antreib, de puro punk hardcore e thrash metal.

Antreib – Enough space for everyone

Joviac – Dissemination

A finlandesa Joviac em metal prog em ‘Dissemination’. A banda finlandesa de metal progressivo Joviac lançou novo single e videoclipe: ‘Dissemination’. Desde seu último single, ‘The Fine Line’, a banda agora se expandiu de trio para quinteto, quando Johannes Leipälä (guitarra) e Tuomas Honkkila (teclados) foram adicionados ao line-up no início deste verão. ‘Dissemination’ aborda a disseminação de informações falsas e individualistas durante a pandemia.

Tsena Koev – Emotions is a Jar

Tsena Koev é uma banda de metal sinfônico fundada pela vocalista do Vivaldi Metal Project, Tsena Stefanova e o arranjador do projeto, Zhivko Koev. O EP ‘Emotion in Jar’ estreou em 26 de setembro e está disponível em todas as plataformas do grupo.

‘Emotions In A Jar’ apresenta 5 músicas se aventurando em diversas nuances do metal sinfônico e do metal melódico e com instrumentos clássicos como flauta, oboé e contrabaixo.

Comentário de Andersen Viana, compositor e professor na Fundação Clóvis Salgado:

“Ao escutar o excelente trabalho enviado (Tsena Koev – Symphonic metal) para uma análise, nos deparamos com um material de alta qualidade. É perceptível que os integrantes – voz e instrumentos – têm sólida formação acadêmica musical e que optaram por desenvolver um trabalho mais abrangente no mercado da música.  Isto nem sempre acontece no meio da música não acadêmica. Não maioria das vezes. Então, instrumentos sinfônicos surgem em meio a guitarras elétricas, com um nível alto de destaque, o que também é muito raro. As duas peças poderiam ser utilizadas também em filmes e em peças teatrais com muito sucesso. Me cansou o uso demasiado das tonalidades menores nas duas faixas, o que naturalmente nos remete a uma melancolia solitária… Também a não utilização de modulações – quer seja para tons próximos ou afastados – nos traz uma monotonia melódica e harmônica que poderia ter sido evitada. Mas isto depende também de diversos fatores, os quais não temos espaço aqui suficiente para descrever. As peças se sustentam e não vejo o porquê de não estarem entre as mais tocadas nas rádios e TVs, mesmo repetindo padrões utilizados há mais de 400 anos pela música ocidental. Sabemos como é difícil ser inovador e agradável ao público e à crítica especializada ao mesmo tempo, pois não é todo dia que surge um “Prelude” para orquestra de Claude Debussy.” A.Viana

Voodoo Drummer – Drunk Dionysus – encerramento

Produção e Apresentação: Elizabeth Del Nero

Vinheta: Luiz Novo


Divulgamos em nosso Instagram e Facebook a programação de reprises nas rádio J.App, DN Ecuador e Bossa Nova Peru Radio.

 


Para enviar sua música e release:

Formulário ou E-mail expedicao@commusica.com.br

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com