Andersen Viana
Doutor em Música/Composição pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em composição e música para filmes nas seguintes academias no Brasil, Itália e Suécia: UFMG, Accademia Chigiana di Siena, Arts Academy of Rome, Reale Accademia Filarmonica di Bologna, Royal College of Music in Stockholm. Autor de 416 obras musicais. Compositor, produtor musical e professor de diversas matérias na Fundação Clóvis Salgado-Palácio das Artes (www.fcs.mg.gov.br) em Belo Horizonte-MG. Sócio administrador da ASSIM.
Avant-garde é a própria intelligentsia, é o desenvolvimento de novas técnicas no cenário cultural. Andersen Viana é também anarquista por definição.
Andersen Viana é Doutor em Música pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como compositor e professor na Fundação Clóvis Salgado (www.fcs.mg.gov.br).
Iniciou seus estudos com seu pai – Sebastião Vianna – e posteriormente nas seguintes instituições musicais no Brasil, Itália e Suécia: UFMG, UFBA, Reale Accademia Filarmonica di Bologna, Arts Academy of Rome, Accademia Chigiana di Siena, Royal University College of Music in Stockholm.
Por sua obra musical recebeu 29 premiações na Argentina, Chile, Brasil, Europa e EUA. Seu catálogo consta de 416 composições musicais. Além do Brasil, tem desenvolvido projetos musicais nos seguintes países: Argentina, Alemanha, Bélgica, Bulgária, EUA, França, Grécia, Honduras, Itália, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Rússia e Suécia.
Nosso convite e de Andersen Viana: venha para a Experiences
Convidamos a todos e a todas para a audição deste este novíssimo álbum, Experiences, que é dedicado à música composta para vários tipos de instrumentos por Andersen Viana durante o período de 1984 a 2019. São onze obras gravadas no Brasil, Itália, Rússia, Bulgária e Estados Unidos: música de câmera, orquestra e grupos variados.
Um trabalho extremamente eclético sob o ponto de vista estético.
Andersen Viana – entre a música e o cinema
Andersen Viana é maestro, compositor, arranjador e produtor musical brasileiro, com extensa produção musical e apresentamos uma de suas produções para o cinema russo.
Em sua carreira, já recebeu 29 prêmios em concursos de composição no Brasil, Chile, Itália, França, Estados Unidos, Bélgica e Holanda.
Os laços com o cinema estão relacionados fortemente à sua veia criativa e artística, pois como avant-garde, a sua imaginação, aliada às técnicas musicais de composição e execução, encontram o cenário perfeito para unir imagem e som.
Sua trajetória musical já é considerada pós-moderna, dentro do escopo do multi-esteticismo, pois encontramos desde composições para solos de instrumentos, vozes, até orquestra sinfônica e música eletrônica.
Publicado no jornal O Tempo, em 15/10/2007, há o relato de um desses trabalhos entre composição musical e cinema, vindo da Rússia para o Brasil. O maestro e compositor esteve na Rússia e realizou uma gravação de composições suas com a “Orquestra Sinfônica Estatal Russa de Cinema, tradicional orquestra fundada há cerca de 80 anos, na era do cinema mudo, quando gravava as trilhas dos filmes de Eisenstein e Pudovkin. Andersen foi responsável pela direção musical, textos e regência nessa gravação cuja matriz foi trazida para o Brasil e aqui masterizada e reproduzida.”
Quando retornou ao Brasil, foi lançado o disco e o conhecimento adquirido nessa viagem e experiência pela música de trilha sonora, Andersen realizou uma Oficina, quando expos sobre temas como “técnicas de gravação e produção utilizadas pela orquestra e pelos técnicos nos estúdios da Rádio de Moscou.”
As peças gravadas forma “Cinemúsica nº1″(2007), “Cinemúsica nº2 (2007) e “Suíte Floral”(1986) e o disco “The Russian State Symphony Cinema Orchestra”.
Andersen Viana – entre a música e o cinema, pode ser ouvido no canal do artista no Spotify. Curta e siga Andersen Viana.
Para ouvir “Cinemúsica nº1” e “Cinemúsica nº2(2007) no Spotify, siga Andersen Viana
Links externos para conhecer e saber mais sobre Andersen Viana
Livro e e-book “Obras pós-modernas para piano”, edição bilíngue, Editora Autêntica, 2020.
Linha do tempo Thesaurus Musicae Brasiliensis
Linha do tempo, com links e referências para as trilhas sonoras Pytheas Center for Contemporary Music
Blog com textos do Autor MúsicaAcadêmicaBr
Primeiro CD do compositor, ganhador de inúmeros prêmios nacionais e internacionais. Gravado em 1995, traz diversas experiências sonoras e um novo conceito de orquestração, onde os instrumentos clássicos tradicionais são seguidos pelos sons produzidos pela tecnologia musical, formando um conjunto único e sonoridade própria.
Artigo Movimento.com
Artigo O Tempo
Artigo Sombras Elétricas nº9 – maio 2012. Ver com olhos livres: cinema e música no Brasil de todos os Santos.
Quando assumiu a Orquestra Jovem Gerais
Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira
ANDERSEN VIANA – OBRAS COMPLETAS 2019 (arquivo em PDF, com 15 páginas para impressão).
CURRICULO ANDERSEN 2020 (arquivo PDF, com 5 páginas para impressão)
Artigo “Música e sociedade“, por Andersen Viana
Concerto completo “A cigarra e a Orquestra”
Para ouvir:
Na Apple Music
OneRPM – 16 álbuns disponíveis para ouvir gratuitamente
No Spotify
Livros e artigos sobre a obra musical de Andersen Viana
Livro ou e-book, de autoria de Marcelo Cunha, Sonata para Contrabaixo e Piano, publicado pela editora Autêntica.
A reprodução total ou parcial dos artigos e informações aqui publicados é permitida, desde que citada a fonte www.commusica.com.br e indicado o link. Pedimos que todas as referências sejam identificadas plenamente.
Inscrições abertas para a Expedição CoMMúsica aqui.
Leia nossa Política de Privacidade
Excelente iniciativa, materiais e site! Parabéns.
União e apoio mútuo 🤩✊🏾👽🙌🏼🚀